PROCURANDO ALGO?

14 de abril: Dia internacional do Café, hummm!

Você sabia?
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projeta uma produção mundial de café para o ano 2012/2013 de 147.925 milhões de sacas. Com relação ao consumo mundial, o organismo internacional que monitora dados sobre a agricultura americana e global, está prevendo que será consumido, no ano 2012/2013, um total de 141.708 milhões de sacas. Estima-se que a demanda mundial pelo grão deverá apresentar uma taxa de crescimento de 1,5% ao ano.

Considerando que cada xícara de café leva cerca de 10 gramas de pó e que uma saca de café tem 60kg, logo esta saca rende até 6 mil xícaras de café (tradicional  de 50ml). Portanto, 850 bilhões de xícaras de café foram consumidas no ano passado.

Se dividirmos este total pela população mundial (aproximadamente 6.5 bilhões de pessoas), cada habitante terrestre consome cerca de 130 xícaras de café por ano, ou uma xícara a cada três dias em média. Mudando a referência para tempo, é possível imaginar que 1.617 xícaras   de café são consumidos por minuto no mundo.

Se existe demanda, qual a oferta de café no Brasil e no mundo? Do tradicional ao especial, por que existem xícaras de café que custam menos de R$3,00 e copos da mesma iguaria que podem custar mais de R$15,00?

Resposta rápida? Pergunte ao Starbucks (http://www.starbucks.com.br/), que ensinou os norte-americanos a se livrarem do chá-fé (um café com pouquíssimo pó que parecia mais uma água suja).

Que tal conhecer melhor o mercado em que atua até para saber diferenciar o seu produto? Então proponho um cafezinho para conversarmos melhor a respeito.

Comentários Facebook

 

VOLTAR