7 tendências do mercado de aplicativos

O mercado de aplicativos é um dos mais atraentes para empreendedores iniciantes. Afinal, somente no Brasil, há 168 milhões de smartphones, de acordo com dados de 2016 da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Para Cláudio Carvajal, coordenador dos cursos de gestão de TI e de administração da Fiap, o setor de aplicativos tem oportunidades interessantes para empreendedores. “É possível oferecer soluções para consumidores, para outras empresas e para o poder público”, afirma o professor. Conheça as tendências do mercado de apps.

1. Vendas omnichannel
Segundo Carvajal, a experiência de compra de usuários de smartphones se caracteriza por uma mescla entre o mundo físico e o mundo virtual. Um consumidor pode, por exemplo, reservar um produto pela internet e buscá-lo na loja. Essa experiência omnichannel (multicanal) surge como oportunidade de negócio para empreendedores. “É possível levar etapas de uma compra para o aplicativo ou até mesmo antecipar a compra pelo smartphone. Uma boa ideia é oferecer soluções do tipo a empresas que já existem”, afirma Carvajal.

2. Inteligência artificial
Outra novidade é a inteligência artificial, mais exatamente os softwares de atendimento ao cliente e assistente pessoais. “O uso desses robôs deve se tornar mais frequente nos próximos anos”, diz o professor.

3. Internet das coisas
Produtos do dia a dia, como eletrodomésticos e meio de transporte, que podem ser conectados à internet são outra tendência. Ainda que a internet das coisas não esteja diretamente relacionada aos smartphones, a transformação desses itens em dispositivos inteligentes deve estar no radar de empreendedores da tecnologia, de acordo com o professor.

4. Realidade virtual e aumentada
As duas novidades, ainda que mais relacionadas ao setor dos games, podem ser interessantes para mercados como o varejo. É possível, por exemplo, usar o smartphone para visualizar como um móvel ficaria em um determinado ambiente. “Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada podem mudar a experiência de compra dos usuários. Vale a pena criar produtos com base nessas tecnologias”, diz Carvajal.

6. Empreendedorismo social
Outro segmento que ganha força é o de aplicativos que resolvem problemas sociais. Há plataformas que informam onde estão os ônibus ou que servem para relatar problemas de uma cidade, por exemplo. Carvajal afirma que tais aplicativos têm um desafio de monetização maior, pois a população tem uma maior resistência em pagar por eles. “No entanto, o poder público pode se interessar pela solução e pagar por ela”, diz.

6. Plataformas de desenvolvimento
Uma dica do professor a quem deseja desenvolver um aplicativo, mas não tem conhecimentos de programação, é o uso de sites de desenvolvimento. Carvajal recomenda dois serviços: a Fábrica de Aplicativos e o Microsoft PowerApp. “As plataformas estão cada vez mais sofisticadas. Além disso, passam uma mensagem de empoderamento, de que todos podem criar um aplicativo.”

7. Mercados aquecidos
De acordo com Carvajal, há alguns setores da economia que têm mais potencial de crescimento para empreendedores do mercado de aplicativos. “As áreas da saúde, transporte, educação, varejo e finanças têm boas perspectivas”, afirma o professor.

Fonte: Pequenas empresas e grandes negócios

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