A comunicação através das redes sociais durante as eleições

FacebookGanhar ou perder uma eleição depende de inúmeros fatores e um deles é a comunicação com o seu público alvo: o eleitor. Este é um dos temas que o CCO da kakoi Comunicação e especialista em novas mídias Ediney Giordani domina, uma vez que ele já participou de várias campanhas ao longo da sua carreira.

Como nada mudou na legislação eleitoral em comparação com as as últimas eleições no mundo web, basta que os candidatos e os seus assessores não cometam pecados básicos dentro das redes sociais, como prestar atenção apenas em números e não na segmentação de sua audiência.
“Nas redes sociais, por exemplo, se comemora quando o candidato atinge X ou Y número de seguidores e, na verdade, este número não quer dizer absolutamente nada. Há página com 100 seguidores mais influentes para suas audiências do que páginas com 10 mil seguidores” explica Giordani, que ainda lembra: “Infelizmente, há meios de se comprar likes sem qualidade alguma.”

O jogo sujo pelas redes sociais
Sobre perfils falsos (os chamados fakes), Ediney é realista ao afirmar que eles sempre existiram e provavelmente sempre existirão. “Os perfis fakes são fáceis de se detectar. Normalmente falam apenas de um assunto, tem fotos chamativas, um linguajar padrão. Um bom meio de se certificar se uma página é fake ou não é salvar a foto do perfil e fazer uma busca reversa no Google. Se o perfil não tiver fotos, a chance dele ser fake é gigante”, conta.

Outro detalhe a ser observado para identificar se a pessoa é real ou se é preparada é o número de seguidores.É bastante comum este perfil seguir mais pessoas do que ser seguido no caso do Twitter, além de ter poucos amigos em comum com você no caso do Facebook”.

Quem escreve o quê?
É bom saber que nem sempre são os próprios candidatos que cuidam diretamente das redes sociais, mas sim um profissional contratado para isso: o Social Media.

Ediney afirma que para esta função é preciso trabalhar com ampla sinergia com o candidato e sua equipe. Ele precisa entender intimamente todo o plano de governo e a maneira como o candidato se dirige ao seu público e pensa a respeito dos mais diversos temas. “É importante também manter a identidade clara para a audiência. Quando o assessor postar, este deve assinar como assessor para que se possa separar quem é quem nas postagens” explica o especialista.

Muito do que é divulgado nas redes sociais pode refletir em pautas dos meios tradicionais como jornais, rádios e tvs, por isso, todo o cuidado é pouco, apagar uma postagem não é mais uma opção já que um print pode “te entregar”:

“Assim como os meios tradicionais dão boa parte da pauta de discussões nas redes sociais o inverso também é verdadeiro. Não há necessariamente uma ligação entre elas mas tudo que tenha grande repercussão em um meio irá reverberar em outro.”
Protestos
E as manifestações dos últimos meses? Será que elas podem ter causado uma certa rejeição por parte de alguns com relação aos políticos ou temos agora novos entusiastas partidários?

Ediney acredita que os políticos tomaram um “choque de povo” e que as pessoas perderam um pouco o medo, se tinham, de manifestar a sua opinião. “Houve uma certa abertura que os protestos trouxeram. Do lado político houve uma necessidade urgente de profissionalizar sua comunicação para se responder as crescentes demandas vindas das redes sociais. Para isso tornou-se obrigatório o monitoramento constante das redes sociais, para que se possa responder com brevidade e exatidão todas as questões” encerra esta questão Ediney Giordani.

 

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.