Um dos maiores sucessos dos anos 90, época considerada “retrógrada” e politicamente incorreta, em uma rede de televisão (Manchete) que não existe mais depois da falência, e depois de já ter sido reprisada por outra rede (SBT) recentemente, não pode ter nada de bom para o futuro, certo?
Claramente, errado.
A volta de PANTANAL, agora na Rede Globo, que ganha status de superprodução mostra que a qualidade, definitivamente, não tem idade, e isso nos ensina muito sobre Social Media.
Muito comum em planejamentos de redes sociais, o post “inédito” é o queridinho, claro, mas o seu sucesso depende de uma série de fatores, o alinhamento de diversos planetas que nem sempre estão alinhados, aí, o que acontece? O “inédito” ganha status de fracasso e, é abandonado. Mas, por mais interessante que pareça, o “inédito” que consegue tal alinhamento tem o mesmo destino: ganha status de sucesso e, é abandonado.
Pois é, não faz sentido, mas é o que ocorre.
Saber aproveitar a pauta é um dos desafios que grande parte dos profissionais de social media enfrenta, seja por inexperiência, seja por pressão do cliente. Uma pauta, que converse com o público certo, ainda que não alcance os números mais robustos de imediato, não deve, e não pode, ser abandonada. Um exemplo: desenvolve-se uma pauta sobre almoço gourmet, para isso, apoia-se o copy em um criativo de imagem, alcance: 10 pessoas.
Quer dizer que a pauta é um fracasso?
Não.
Mas calma, 10 pessoas alcançadas mostra que as pessoas não foram impactadas, mas isso não quer dizer que a pauta é ruim, quer dizer que a apresentação dela não se mostrou atrativa. Então podemos:
– Deixar o copy mais atrativo utilizando-se de palavras chaves
– Mudar o criativo para um vídeo, um reels ou algo diferente.
– Testar novos horários
E assim, há um grande número de ações que podem ser tomadas para que a pauta “vingue”.
Se a Juma vira onça, a sua pauta também pode virar sucesso, basta prestar atenção no que o seu público alvo quer.