Qual é a chave para começar um plano de marketing? Começa na definição do seu produto, passa pela definição do público alvo e da proposta de valor – detalhes fundamentais para a sua empresa começar muito bem.
Quais são os primeiros passos partindo do zero? Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, listou os primeiros passos para que uma ação de marketing deslanche o seu negócio!
1 – Acredite de fato no seu produto
Amar e acreditar naquilo que está vendendo é o ponta pé inicial. O especialista da KAKOI Comunicação é claro ao afirmar que se o dono do negócio não se apaixona pelo seu próprio produto, outras pessoas também não irão:
“Defina quem é o seu público, como ele se relaciona com você e o motivo dessa pessoa alvo comprar de você e não do seu concorrente. A partir daí você já tem um ótimo ponto de partida.”
2 – Entenda o seu público alvo
O público alvo nem sempre é o público consumidor e isso fica bem claro quando analisamos produtos destinados para crianças. Um novo chocolate precisa ter ações de marketing para crianças, mesmo sabendo que quem vai comprar é o adulto:
“Se não entender o seu público final, dificilmente uma ação de marketing sairá triunfante. Cada ação precisa de tempo de criação, de aprovação, de veiculação… e tudo isso significa tempo e dinheiro. Ações pontuais não podem se dar ao luxo de esperar para ver se uma ação vai dar certo, sem nenhum estudo. Se não souber quem é o consumidor final, as ações já nascem mortas.” analisa Ediney.
3 – Imagem marcante
Após definir o produto e/ou serviço, o próximo passo é a criação da identidade visual – que começa com um logotipo adequado. A logotipia, que é a junção de um desenho mais a tipologia usada para compor a marca, é a cara com que a empresa deve conviver por muitos anos. O principal, para Ediney Giordani, é que esta marca seja clara e de fácil assimilação, daquelas que se reconhecem ao longe.
4 – Tenha uma agência cuidando de tudo
As grandes ações de marketing nascem de agências de comunicação ou publicidade e a explicação é bem simples: Ali estão os profissionais antenados com ações de marketing.
O dono do negócio conhece muito bem do seu produto e mercado, mas dificilmente saberá quando é o melhor momento para uma ação de marketing por mailling ou qual horário será melhor para divulgar um vídeo nas redes sociais:
“As empresas de sucesso possuem uma agência cuidando do seu marketing. Estas gigantes sabem que é muito importante ter alguém pensando e criando o tempo todo, analisando informações e direcionando a verba destinada às promoções de maneira eficiente. Se não houver possibilidades de contratar uma agência ou um profissional, o que eu indico é fazer e ter por conta. Vai estudar, ver vídeos no Youtube, analisar casos de empresas do mesmo ramo que o seu. Só não pode deixar de fazer marketing.”
5 – Monitoramento constante
A importância do monitoramento e da auditoria das campanhas de marketing é tão grande quanto a criação do produto. Nenhuma campanha nasce pronta e segue como nasceu, e Ediney explica a necessidade de análises periódicas e adequações contínuas destas ações:
“A tecnologia traz agilidade. Ter um profissional constantemente analisando o que acontece evita que essas campanhas de marketing percam o seu timing. Essa análise depende de tempo e, é por isso que um profissional custa mais caro. É este especialista que está administrando o seu dinheiro e precisa fazer resultado com isso.”
6 – E as redes sociais?
Empresas de todos os segmentos e tamanhos usam e abusam destas ferramentas. Sabe aquela peça de Facebook bem bonita do seu concorrente, que teve muitos LIKES e todos estão falando? Pode saber que o seu concorrente contratou uma agência de comunicação para gerir as suas redes sociais e já está se destacando…
“Uma empresas contrata uma agência de comunicação para as redes sociais pelo mesmo motivo que você contrata um açougueiro para o açougue ou um médico para cuidar da sua saúde. Cada um tem uma especialidade e ela deve se dedicar sem perder o foco com outras coisas. Uma agência pode fazer o trabalho com competência e gerar resultados mensuráveis.” completa Ediney.
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