O 9º Desafio Intermodal, organizado pelo Programa de extensão CICLOVIDA da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Institutos Lactec, vai reunir diferentes modais na capital paranaense. Além de mostrar a qualidade das condições de transporte em diferentes modais na capital paranaense, o desafio também ajuda no monitoramento da qualidade do ar.
Luciana Camargo, Gerente de Divisão Marketing e Gestão de Relacionamento na Institutos Lactec comentou sobre a importância deste desafio para toda a sociedade. “O evento compara os modais na mesma situação de trânsito e um dos itens é a qualidade do ar. No ano passado a Lactec fez a medição da qualidade do ar junto com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP” explica Luciana Camargo.
Tecnologia avançada ajudando a cidade
No Desafio Intermodal do ano passado o monitoramento da qualidade do ar foi a grande novidade, quando a Lactec instalou um equipamento em um veículo próprio que participou do desafio para aferir a emissão de gases CO2 no ar.
Desta vez não haverá este monitoramento da qualidade do ar e a novidade tecnológica no evento será o Orbi. Luciana Camargo, da Lactec explica que o mais interessante do Orbi é a possibilidade de qualquer pessoa poderá acompanhar toda a corrida – seja no telão instalado na Praça Santos Andrade, seja no celular ou tablet.
“Podemos saber como está a corrida desde a largada. Antes não se sabia onde estava cada competidor ou quais caminhos cada modal optou por seguir” conclui gerente da Lactec.
Todas as informações sobre caminhos escolhidos e acompanhados em tempo real pela tecnologia Orbi vai fornecer dados relevantes para estudiosos de setores de urbanismo e de engenharia de um modo geral.
Acompanhe o desafio em tempo real
Para o 9º Desafio Intermodal a novidade é que todos os participantes serão monitorados em tempo real através do Orbi, que emitirá sinais diretamente ao telão que será instalada na praça Santos Andrade, ponto final do desafio.
Quem quiser acompanhar toda a prova através de seu smart, tablet ou computador, o Orbi disponibilizará gratuitamente um link em seu site com o mesmo mapa da cidade que também será mostrado no telão da Santos Andrade. Será possível acompanhar em tempo real a localização de cada participante do desafio
Ao final do desafio os participantes devem responder um questionário sobre a experiência, avaliando pontos sobre a infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito. Após o desafio é disponibilizado um relatório com os dados de avaliação e resultados.
Serviço:
9º Desafio Intermodal de Curitiba
Dia: 18/09 (sexta-feira)
Hora: 18h (largada)
Ponto de Saída: Centro Politécnico da UFPR
Chegada: Praça Santos Andrade
Foto: Luiz Costa/SMCS
Fonte: kakoi Comunicação