Com tantas promoções instantâneas na WEB, o melhor é ter uma mala preparada do lado da cama assim que surgir uma promo daquelas para comprar passagens. E não se engane, com esse volume de pessoas que viajam de última hora – ou que traçam seus roteiros no último minuto – , os sites relacionados ao turismo já estão caindo seco neste mercado.
Um estudo da Sociomantic sobre viajantes a trabalho e a lazer aponta que 95% dos viajantes a trabalho e a lazer afirmam ter os sites de companhias aéreas como principal fonte para o planejamento de suas viagens.
O estudo entrevistou mais de 1.000 consumidores também descobriu que a maioria dos viajantes planejam tudo com mais de duas semanas de antecedência.
Mas temos que separar aqui:
1) Quando se trata de marcar uma viagem a trabalho, 57% dos viajantes reservam suas viagens com mais de duas semanas de antecedência, e o surpreendente número de 27%, com mais de três semanas de antecedência. Apenas 1% afirmou ser viajante de última hora, marcando seu voo a menos de 24 horas antes da partida.
2) Para viagens a lazer, 88% reservam com mais de 2 semanas de antecedência e 70% com mais de 3 semanas. Um número ainda menor (menos de 1%) espera até o último minuto.
Flexibilidade total
Quando perguntados sobre a flexibilidade em fazer planos, metade dos entrevistados que viajam a negócios indicaram ter muita liberdade – eles sabem onde precisam estar. Porém, o quando e como chegar ao destino final é decidido pelos mesmos.
Sites são ímãs de turistas
Olha só essa: 95% dos viajantes a negócios e a lazer indicaram os sites de companhias aéreas como um valioso recurso para o planejamento de viagem. O mesmo vale para hotéis, com 96% e 97% respectivamente; provando o website de hotéis também como uma fonte estratégica na hora de organizar uma viagem.
Já os sites de ofertas de viagens a negócio também são indicados como um recurso superior – para voos (71%) e hotéis (63%), bem como para os que voam de férias (78%) e se hospedam a lazer (74%).
Uma dica legal para quem não quer esse tipo de propaganda: os sites de oferta de viagem rastreiam seu IP e aumentam o valor da passagem quando você procura pelo X local. O ideal sempre é pesquisar no modo anônimo.
Propagandas e mais propagandas
Surpreendentemente, anúncios impressos (jornais, folhetos) foram indicados como uma das 3 melhores fontes para os que saem de férias: 40% para voos e 41% para hospedagem em hotéis – e com isso já sabemos que não podemos descartar essas mídias, verdade?
Mesmo assim, 59% dos entrevistados disseram ficar mais propensos a comprar se expostos à anúncios digitais personalizados com descontos, upgrades e outras ofertas.
Este cidadão está agora escrevendo essas linhas digitais, porém tortas, é um assíduo usuário de sites mundo afora. Então ta aí!
Saber usar a WEB com sites “profissas” pode trazer novos viajantes + clientes.