Profissionais de TI também precisam se “policiar” nas redes sociais

tiPor mais que alguns profissionais de Tecnologia da Informação tenham uma agenda de trabalho mais light, é preciso tomar alguns cuidados nas redes sociais também. Mesmo em um setor mais livre dos horários, com jobs e projetos independentes, as postagens pessoais podem impactar profissionalmente sim.

Rafaela Vita, coordenadora técnica da Klasse! Tech Talents, unidade focada em recrutamento e seleção na área de tecnologia, diz que o “bom comportamento” nas redes sociais não é necessariamente um requisito que os entrevistadores e as empresas analisam, mas todo cuidado vale a pena.

“É preciso deixar bem claro que não é uma coisa excludente. Não se pode excluir um profissional pela rede social que ele usa ou, como ele usa uma determinada rede, mas nós sabemos que pode ser um ponto que influencia na tomada de decisão de um gestor ao contratar alguém” esclarece Rafaela.

Como todos os usuários de redes sociais, independente da carreira escolhida, um profissional de TI pode ter a sua opinião política, seus interesses pessoais, mas que tudo está na forma como se coloca as postagens e as fotos. “Ele pode torcer para um time, mas não precisa ofender o torcedor adversário. Basta tomar cuidado em como se manifestar seus interesses. Quando se trata de política, por exemplo, o profissional pode colocar a sua opinião mas com conteúdo, sem rispidez e sem espalhar boatos” alerta Rafaela.

O que for postado pode ser usado contra ou a favor
Conteúdos de postura também como fotos precisam de um cuidado. Rafaela reforça que mesmo a rede social sendo algo bem pessoal, ela impacta na imagem profissional.

– LinkedIn
Tem muitas coisas bem básicas como jamais falar no LinkedIn de coisas pessoais intensamente. “É o perfil profissional, então ele precisa estar atualizado em grupos de tecnologia, como área de projetos de scrum. Quem buscar este perfil vai perceber que este profissional está atualizado” ressalta, Rafaela.

– Facebook
E no Face, Rafaela é incisiva: Tenha seus amigos, faça o que quiser, mas o ideal é se comportar com moderação. “Ali é uma grande vitrine e tem que tomar cuidado”.

– Fotos
Imagem postada requer atenção por parte dos profissionais de TI. Rafaela não vê problema nenhum se a pessoa está em um churrasco, bebendo uma cerveja, e posta no Face, por exemplo. “Isso é totalmente normal e até saudável. Tudo está ligado mesmo é com a conotação da foto. Tem empresas mais informais que não vão ligar, porém outras podem não gostar muito. Tem que tomar cuidado com a quantidade de fotos, o grau de privacidade delas e a legenda” alerta Rafaela.

– Humor e desabafo
Já páginas de humor como “TI da Depressão” ou mesmo algumas postagens em tom de desabafo como “o cliente pediu uma alteração de última hora e me atrapalhou tudo”, para Rafaela, pode causar impressão negativa. “Reforço que pode, não que vai. Tem clientes que até concordam pois sabem como é a rotina, é compreensível. Mas alguns, podem querer evitar chamar este profissional com o raciocínio de que, se ele está expondo um cliente agora, também vai me expôr no futuro. Claro que não podemos generalizar, mas todo cuidado é pouco”.

– Posições políticas
Seja de esquerda, de direita ou de centro, a posição política também pode gerar algum desconforto quando são exageradas. Afinal de contas, o cliente pode ter fortes restrições se alguém pensa ou vota diferente da sua ideologia – podendo, assim, fechar algumas portas.

“O profissional pode colocar a sua opinião, nós vivemos em uma democracia. Porém o ideal é postar algo com algum conteúdo, que seja embasado, sem rispidez e sem espalhar boatos” conclui Rafaela Vita.

Foto: Pexels/Creative Commons Zero

Sobre a Klasse! Tech Talents
A Klasse! Tech Talents é focada na seleção estratégica de profissionais para a área de tecnologia, com amplo networking e especializada na captação de talentos TECH. Atende diferentes organizações, incluindo os setores da indústria, comércio, serviços, fornecedores da área de tecnologia, entre outros. Toda a conduta é baseada em sigilo, discrição e personalização nos serviços e relacionamentos, tanto entre clientes como os profissionais que atende.
Acesse e saiba mais: www.klassetech.com.br

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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