Além de não consumirem recursos da empresa, as ações em mídia digital para ampliar o alcance orgânico são mais eficazes no sentido de criar um relacionamento duradouro com os clientes em potencial. Mais do que resultar em fidelização e engajamento, posts que aparecem de forma orgânica nos sites de buscas têm mais credibilidade e um maior impacto junto ao consumidor. Já está provado que os resultados orgânicos têm maior probabilidade de resultarem em leads qualificados e cliques do que os patrocinados.
A rede de afiliação Awin, que atende e-commerces e lojas virtuais, preparou uma lista com sete dicas para aproveitar ao máximo estas tendências, usando-as taticamente para aumentar seguidores nas redes sociais, sem ter que pagar nada por isso. Tais orientações se fazem ainda mais valiosas depois deste movimento recente adotado pelo Facebook para combater as fake news, de priorizar conteúdos de amigos e familiares, em detrimento dos anunciantes maiores e das empresas de comunicação.
1) Vídeos virais
Obter sucesso na viralização de um vídeo é uma forma rápida e fácil de aumentar seu alcance nas redes. De acordo com o Social Media Today, os vídeos do Facebook obtêm 135% mais visualizações orgânicas do que as fotos. A previsão é que essa tendência se consolide em 2018, e, continue crescendo até 2020, ano em que a porcentagem de vídeos representará 80% de todo o conteúdo compartilhado via internet.
2) Utilize o poder de engajamento dos influenciadores
Negociar com influenciadores a divulgação de uma notícia não é nada tão novo assim, mas este recurso continua muito eficaz no sentido de aumentar alcance orgânico das redes sociais de uma marca. No entanto, para garantir que o anúncio transmita credibilidade, é importante se atentar para escolher influenciadores que realmente tenham a ver com seu produto ou serviço.
3) Utilize o storytelling a seu favor
A arte de contar histórias existe desde o surgimento da humanidade: há 40 mil anos os homens já registravam seus feitos nas paredes das cavernas. Mesmo sendo algo tão antigo quanto à raça humana, este recurso continua eficaz. Criar histórias nas redes sociais e atrelá-las aos produtos oferecidos pode ser uma forma rápida de cativar seu público e fazer com que ele se lembre de você futuramente.
4) Contrate um chatbot para falar por você
Considerada a nova eletricidade, a Inteligência Artificial já é uma realidade. Ter um chatbot ‘trabalhando’ em prol da sua marca pode aprimorar o atendimento aos seus clientes. Esta ferramenta possibilita à sua empresa um atendimento 24 horas por dia e 7 dias da semana, além de poder direcionar seus funcionários humanos para tarefas mais analíticas e menos mecânicas.
5) Enxergue as redes como uma ponte até o cliente
As redes sociais são um excelente canal para mostrar produtos, mas muitas empresas cometem o erro de usá-las exclusivamente como um canal de vendas. O modo correto de enxergá-las é como uma oportunidade para se conectar e construir relacionamentos com seus clientes ao longo de todo o processo de compra. Conectar-se com seus clientes ao longo de todo o processo de compra, oferecer orientação e conselhos à medida que avançam, é um aspecto exclusivo da sua plataforma social. Use-a com sabedoria e você verá seus clientes retornando mais vezes para comprar seu produto.
6) Agende suas postagens utilizando ferramentas
As ferramentas de gerenciamento de redes sociais fornecem uma maneira prática e fácil de comunicar-se com seus clientes. Com muitas marcas trabalhando globalmente, programar o horário para o público ideal é algo muito simples. Com uma variedade de ferramentas no mercado, incluindo Hootsuite, Sendible, CoSchedule e mais, não há desculpa para não agendar suas postagens da melhor maneira possível para aumentar seu alcance orgânico.
7) Atinja sua audiência ideal e publique conteúdo diferenciado
As pessoas que estão de fato interessadas no que você tem a oferecer são as mais propensas a dar um like, compartilhar e comentar. Seja quais forem os métodos escolhidos para segmentar sua audiência, lembre-se que você precisará ser persistente para que os efeitos positivos apareçam. E o conteúdo precisa ser pertinente ao perfil da audiência. Um conteúdo de qualidade fará seus clientes em potencial desejam ler e compartilhar. No Facebook, por exemplo, quanto mais seu conteúdo for lido, mais ele será exibido. Para manter o engajamento diante das mudanças recentes no algoritmo, a variedade é o segredo do sucesso.
Fonte: Administradores