Antes de começar a usar o Todoist para gerir minhas tarefas, usava o Evernote. Anotava lá o que tinha que fazer e quando finalizava, dava um check. Basicamente como pegar um papel e caneta, anotar e sair testando. Porém, faltava alguma coisa. Deadlines, notificações, tags, categorias, e foi isso que me motivou a ir atrás de algo mais completo. Testei vários apps de gerenciamento de tarefas e finalmente conheci o Todoist.
O que torna o Todoist um app completo é o fato dele funcionar em diversas plataformas e sincronizar os dados pela nuvem. Android, Windows, iPhone, iPad, Mac, Navegadores, e muito mais.
Vamos começar?
O primeiro passo é entrar no site www.todoist.com e fazer o cadastro. É simples, leva menos de 1 minuto. A interface dele é bem simples e enxuta. Se você quiser, pode mudar o idioma para português. Pra começar a organizar suas tarefas, crie alguns projetos. Pessoalmente eu gosto de definir cada cliente como um projeto. Se você quiser, pode até definir uma cor para esse projeto, permitindo organizar melhor e criando uma mecânica sua, exclusiva. Criado o projeto, comece a cadastrar suas tarefas.
Cada tarefa, pode ter subtarefas dentro dela, vamos pegar o projeto de um site por exemplo:
Por experiência própria, quanto mais você quebrar grandes tarefas em pequenas, menos chance de você dar a chance a si mesmo de procrastinar. É possível também definir um deadline para cada tarefa. E o melhor: no início do dia ele te avisa o que você tem que fazer hoje. Outra funcionalidade bacana é definir níveis de prioridade, para isso basta editar a tarefa e clicar no iconezinho da bandeira.
Enfim, o Todoist é simples mas muito útil, vale a pena dar uma tentada! Atá a próxima!