Comunicar-se é preciso, mas comunicar-se bem é essencial. Toda estratégia de comunicação deve levar em conta a máxima de sempre: o conteúdo é o rei. Não importa quão ousadas sejam suas estratégias, seus sites ou seus anúncios. Se a base não tiver um conteúdo relevante certamente ficará no esquecimento.
Para Ediney Giordani, CCO da kakoi Comunicação e especialista em redes sociais, é importante utilizar como arma principal o conteúdo. “Muitas pessoas acham que o marketing se resume a propagandas ou a peças comerciais, mas está longe de ser só isso. Há um tipo de marketing que gera muito mais engajamento que os demais e que com certeza garante mais credibilidade: trata-se do marketing de conteúdo. É a peça mais importante da estratégia de comunicação de uma empresa”.
Giordani listou cinco itens para que o marketing de conteúdo tenha sucesso. Bons textos e profissionais comprometidos com o trabalho são algumas das dicas.
1 – Tenha profissionais competentes à frente do projeto.
2 – Tenha zelo pelos textos que levem a marca da sua empresa. Seja um simples post no Facebook ou um texto no blog, eles precisam estar perfeitos, afinal, é a sua “cara” que está se apresentando.
3 – Não seja raso em sua argumentação, também não seja prolixo demais. As pessoas buscam conteúdo de qualidade, mas também não têm intenção de perder muito tempo com ele. Pesquisas indicam que 55% das pessoas compram por impulso, então, aproveitar esse percentual é importante. Apresente um conteúdo de qualidade, conciso e direcionado para a mensagem que você quer passar.
4 – As peças gráficas são importantes aliadas do conteúdo: elas são a cereja do bolo. Chamam a atenção gráfica para a qualidade de seu texto. Aliás, não adianta ter um texto de qualidade e ninguém ler.
5 – Preste atenção no SEO (Search Engine Optimization), que basicamente significa “ser encontrado pelo Google”. É aí que mora a chave do sucesso da sua estratégia. A colocação de palavras-chave dentro do texto, a inserção de um bom título e a utilização de tags fazem toda a diferença.
Segundo o especialista, planejamento é a palavra. “Una ações. Torne-as relevantes, ofereça serviços agregados. O importante é saber que qualquer passo que você der terá como arma principal o “conteúdo”.