Como as redes sociais podem influenciar na contratação de um funcionário?

redes sociaisNão estranhe caso o cadastro de um site de empregos peça sua página do Facebook ou o recrutador comente alguma postagem sua durante a entrevista de emprego. Grandes e pequenas empresas já incorporaram, durante o processo de contratação, a análise das redes sociais dos candidatos.
Portanto, manter seus dados atualizados, não se expor desnecessariamente e evitar postagens preconceituosas são algumas dicas importantes para se manter na seleção.

Para Ediney Giordani, CCO da kakoi Comunicação e especialista em redes sociais, as redes sociais podem, sim, influenciar na contratação de um funcionário. “É importante manter privado o que é privado. Fotos com bebidas, fotos em situações constrangedoras, fotos íntimas nas redes, tudo isso deve ser evitado”, ressalta o especialista. Outra prática ruim é participar de comunidades ou perfis ‘questionáveis’, como por exemplo, Meu Chefe é uma Mala, Odeio Segunda-Feira ou Eu enrolo no trabalho: essas ações podem eliminar o candidato logo de início.

Antes de postar algo na rede social, o candidato deve se perguntar: “preciso mesmo publicar isso?”. Para Giordani, opiniões partidárias, temas polêmicos e manifestações públicas de agressão podem acabar com as suas chances caso o recrutador tenha opinião oposta a sua. “Não se trata de censura, mas tudo tem seu preço”, analisa.

Para quem está disponível no mercado ou está procurando um emprego melhor, uma das principais apostas é manter o currículo atualizado no LinKedin, rede social profissional para encontrar oportunidades e fazer contatos. “Colocar um resumo da sua vida profissional, expor cases e projetos ajudam a aumentar as chances de colocação no mercado de trabalho. Invista em você mesmo. Quanto mais, melhor!”, lembra o especialista.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Ediney Giordani

Formado em Jornalismo, atualmente atua como Chão de Fábrica da KAKOI, Professor de Marketing, colunista na Ouro Verde FM. Também é apresentador de podcast e autor de 3 livros.

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.