Muitas vezes as empresas reclamam que investir em comunicação é caro, que investir em comunicação pode não dar resultado entre outras reclamações comuns. O que poucas empresas percebem que elas tem que ajudar no desenvolvimento da própria comunicação e aproveitar oportunidades que estão a disposição de todas.
Aproveito este texto para dar algumas diquinhas, coisas básicas que todas deveriam estar fazendo mas que por motivos diversos deixaram de lado ou nunca pensaram nisso.
Atenção para esta dica: informação é tudo! Quanto mais informações você tiver sobre seu cliente e público alvo, melhor.
Newsletter – Quando bem executado é uma ferramenta poderosa de marketing e propaganda. Mas seja sincero com o cliente e com a empresa de envio. Somente envie emails para quem aceitar recebe-los. Você pode coletar estes dados através do seu site e no momento do pagamento. Aqui é importante saber qual é o tempo que você tem para obter informações, sempre lembrando que quanto mais, melhor. Por exemplo: você anota o nome, telefone, email (preencha corretamente o email) e a profissão, assim, no dia do aniversário, da mulher e da profissão da pessoa você envia emails personalizados.
NOTA IMPORTANTE: Já falei nisso em outros textos mas sempre vale lembrar: nunca, jamais em tempo algum compre listas de emails. Simplesmente não adianta nada.
SMS – Dependendo do seu ramo de atividade vale muito a pena enviar SMS com sugestões, novidades e promoções. Lembre-se, a regra do email também vale para o SMS, só envie para quem quer receber, isto tem que ficar claro. Se você está se perguntando quanto custa a resposta é variada. Se for uma grande empresa com um cadastro de centenas ou milhares de números vale a pena contratar planos mensais ou a compra de pacotes pré-pagos. Os preços variam bastante de pacote para pacote mas eles vão de R$ 0,03 para pacotes maiores até R$ 0,14 para planos pré-pagos cada disparo. Agora, se a sua empresa é pequena ou até mesmo média e conta com vários vendedores, por que não separar a carteira de clientes e cada um enviar o SMS para os seus. A disponibilização do celular sairá muito em conta e o retorno é personalizado.
Ligações – Falar ainda está na moda. Alguém vai até sua loja ou você presta um serviço, tenha retorno. Ligue para saber se está tudo bem, se a roupa serviu, se a pia não voltou a entupir, enfim, faça o pós-venda do seu trabalho. Manter um relacionamento cortês é um diferencial importante atualmente.
Cartões de visita com contato – Pode ser velho, ultrapassado, mas ele segue eficiente (já falamos sobre ele aqui). Entregue um cartão de visita com o seu número, seja acessível, tire dúvidas. Sim, você provavelmente terá que falar a mesma coisa várias vezes, mas vale a pena. Chamar alguém pelo nome, saber o número da pessoa, se inteirar das preferências dela, tudo isso irá contribuir para o seu relacionamento pessoal, e claro, mais vendas virão.
Atenda o telefone – Quando você anuncia um telefone o mínimo que tem a fazer é atende-lo. sim, eu sei que a sua vida é agitada, sim eu sei que muitas vezes a loja está cheia ou você está concentrada nas suas tarefas diárias, mas se existe a ferramenta é preciso usá-la com primazia. Tire o melhor proveito dela.
E é isso amiguinhos, estas dicas são essenciais para o sucesso do seu negócio. Observe que não falei sobre atender bem, ter um bom site ou ser ativo e interativo nas redes sociais, estas coisas não são escolhas, são obrigação. Sempre que vou visitar um cliente costumo dizer para eles não perderem para eles mesmos, ou seja, para que utilizem todas as ferramentas que estão a sua disposição, o resultado vai com certeza surpreender você!