Antes de qualquer ação nas redes sociais é preciso conhecer bem o produto do cliente e o público alvo. Não se engane, pois essa não é uma tarefa simples mas, com planejamento e criatividade, é possível alcançar o objetivo traçado. E esse planejamento inclui a criação de anúncios que tenham retorno satisfatório.
A publicitária e Social Media da kakoi, Paola Geremias, sabe exatamente como criar este planejamento. Nas palavras da especialista, é preciso ter algumas informações básicas que o próprio cliente deve passar sobre o público. “A gente consegue aprofundar os estudos nos hábitos de consumo e comportamento desse target (alvo). Para um bom planejamento você deve pensar como o consumidor, como ele iria procurar o produto, o que chamaria a sua atenção e o que ele consideraria uma boa vantagem para comprar o seu produto e não o do concorrente”. Paola, aponta ainda que pensar como o cliente ajuda a chegar em um anúncio que vá gerar o melhor resultado final.
Buscando resultados no Facebook
Sobre os anúncios de alta conversão, Paola explica quais são os principais pontos que precisam estar em foco, além de um bom planejamento:
“Para a campanha dar resultado, tanto em conversões quanto em interações na página, é imprescindível que as redes tenham conteúdo relevante para o público. Nas redes sociais não adianta você querer apenas vender, o público que está nessa plataforma quer sempre alguma coisa a mais, sejam dicas relacionadas ao produto ou serviços, informações úteis ou até mesmo imagens interessantes” conta a Social Media, que não deixa de lado o fato de que, quando as pessoas curtem uma página pelo conteúdo que ela oferece, elas não vão se importar em receber alguma propaganda referente a sua empresa.
E falando sobre a importância do conteúdo, já que ele é a chave-mestra para aumentar as taxas de conversão, Paola dá uma passada em como se faz esse processo.
“O conteúdo é sempre o que vai fazer o usuário curtir a página. Ele pode ver o anúncio e entrar na pagina mas se o conteúdo não for relevante para ele, não irá se converter em um like na página” comenta Paola. Para ela, o Facebook não é um canal onde as pessoas buscam marcas, mas sim para compartilhar coisas com os amigos. Justamente por isso é que o conteúdo das páginas precisa chamar atenção e na ‘briga’ por espaço dentro da Timeline, as imagens e o texto são o fator principal para a especialista da kakoi.
Aferindo tudo
Feito o planejamento e executada a ação, como é possível verificar se tudo foi eficiente? A publicitária responde certeira: a partir dos likes, dos comentários e das interações na página.
“Se o anúncio está sendo exibido e não está obtendo o resultado esperado é o indicativo de que algo dentro do planejamento não está certo, seja o próprio anúncio, o direcionamento ou até mesmo o conteúdo que o usuário recebe após curtir a página” justifica Paola.
Sim, é possível errar no Facebook
E com tanto Feedback em tempo real, ainda encontramos alguns tiros nos pés em campanhas por aí, o que para Paola é algo imperdoável. “Diferente das campanhas offline como outdoor ou revista, nas campanhas online você consegue medir o desempenho enquanto a campanha ainda está ativa. Se a sua campanha não está dando resultado, o maior ‘tiro no pé’ é ignorar os resultados negativos e não modificar a campanha, pois os anúncios online permitem essa flexibilidade de modificação enquanto a campanha está ativa” explica a Social Media da kakoi.
Sobre Paola Geremias
Paola Geremias é formada em Publicidade e Propaganda pela Unibrasi e trabalha como Social Media e com anúncios online desde 2010. Paola é a mais recente contratação do elenco na equipe kakoi.