A internet muda paradigmas, comportamentos, moda, linguagem e até mesmo o consumo. E, falando em consumo, vamos além: o sucesso do mundo virtual já está ganhando o mundo real e os memes e os personagens criados nos Facebooks da vida já estão rendendo bons negócios.
Soraya Renfro, social media da kakoi Comunicação, apontou alguns casos em que um case de sucesso ganhou marca e está estampando muitos produtos. “No ano passado tivemos o Grumpy Cat, que era um gato engraçado e mal-humorado da web, que virou um café gelado. Este é um caminho para fortalecer uma marca que, de início, não nasceu com intuito comercial. Definitivamente, é o caminho mais difícil, mas é possível” explica Soraya.
Programas na Web, dinheiro no bolso?
E temos os programas de web que geraram produtos. Os portais de humor que fazem sucesso no YouTube e no Face, como o Porta dos Fundos, já geraram DVDs, livros e camisetas – e agora desbrava a programação da FOX, um canal de TV Fechado.
Soraya entende que este é um exemplo de como a Internet já está moldando os gostos e o consumo final: “O mais bacana da internet é que você pode escolher os canais e não ao contrário como é na TV. Não só a área do humor, mas canais de culinária, dietas e bem-estar também são bons exemplos disso. Milhares de personalidades fitness da internet viraram livros, blogs, possuem coluna fixa em revistas, como a Women’s Health. Acredito que o maior exemplo deste segmento é a Gabriela Pugliesi ( Publicitária que ganhou fama postando rotina de treinos e dicas na internet) ” disse Soraya.
Roupas com marca própria
Outra marca que usou as redes sociais para lançar produtos foi a Tricae, de roupas infantis, que apostou em produtos de marca própria após constatar que muitas pessoas se interessavam em querer saber onde alguns modelos de roupas eram vendidos. “O sucesso nas redes acabou gerando um novo conceito em que as pessoas buscam demonstrar o seu interesse com as empresas que elas curtem. Passa a ser, de certa forma, outro meio de divulgar a marca” disse Soraya.
O lado cultural
No universo da cultura, o canal Jovem Nerd (o famoso Nerdcast) também criou a sua “Nerdstore”. Ao lado de livros exclusivos, com temas que todos os seus seguidores fieis adoram, as camisas temáticas misturam os apresentadores com o universo POP e canecas divertidas. Para Soraya, nada mais natural.
“Estes canais vivem no universo cultural, que consome de tudo: livros, HQs, adoram cinema… Eles já tem um público enorme graças aos seus casts e souberam criar produtos que atendem a estética deles. Mais do que consumo, a Nerdstore assume um papel de divulgador cultural das suas ideias”.
No setor público também?
A Prefeitura de Curitiba criou a Capivara como meme nas postagens e, com o sucesso, agora existem vários produtos com essa marca – tudo associado com Curitiba. Isso é a prova de que o setor público também pode tirar proveito do sucesso da WEB para Soraya.
“A prefs (como a página da Prefeitura de Curitiba é chamada pelos seguidores) fez escola. Até ontem, isso jamais seria aceitável. Foi quebrado um paradigma e criado uma nova comunicação. Outras fontes públicas, não só podem tirar proveito, como devem!”
Hoje os produtos relacionados com o simpático bichinho estão sendo vendidos nas lojas da “Leve Curitiba“.
Fidelizando tudo
As camisetas dos memes, as canecas de portais e outros produtos ajudam a fidelizar internautas, e aos poucos está gerando lucro aos envolvidos. Será mesmo? Soraya aponta a continuidade como chave do sucesso.
“Sim, vai gerar lucros – já estão. Se estas personalidades continuarem a fazer um bom trabalho. Mas, se for apenas mais um boom da internet, e que será esquecido nos próximos dias ou meses, a moda acaba. Inovação sempre, mas nunca sem perder a essência que conquistou seus fãs” orienta a social media da kakoi.