A opinião do consumidor deveria importar para a construção da comunicação?Segundo dados revelados pelo The Global Payment Report, o chamado User-Generated Content, ou conteúdo gerado pelo usuário, a resposta é sim, principalmente para quem está inserido no e-commerce. O valor de mercado deste segmento deve chegar a USD 150 bilhões até 2027.
De todos os consumidores pesquisados, 59% procuram preços melhores em relação às vendas físicas, 58% querem comprar sem sair de casa, 51% procuram pelas promoções online e 43% vasculham sites em busca de variedade.
“Se há tanta gente procurando comprar em casa, é normal que eles avaliem a experiência de compras direto no site ou na rede social. Esse conteúdo pode fazer parte da estratégia para aprimorar a aderência de novos consumidores. Quem compra, sempre estará avaliando outras vendas antigas e baseando nelas sua decisão final” explica Ediney Giordani, especialista da KAKOI Comunicação.
Valorizando o e-commerce
Todo conteúdo gerado por usuários traz à tona a prova social, que traz credibilidade para marcas e comércios, principalmente em meio a concorrência. O especialista lembra que há tantos players vendendo o mesmo produto que, para se destacar, é preciso entregar muito mais que apenas preço ou produtos:
“É a entrega rápida, a fidelização, um brinde ou uma promoção especial que motivam comentários e boas avaliações, principalmente no Google. Esse conteúdo pode ser testemunhal, vídeos, os famosos unboxings ou qualquer outra interação que impacte positivamente um produto ou empresa. Quem chega procurando um produto acaba ficando ao perceber que há um histórico de conexão autêntica de pessoas que estão satisfeitas, principalmente pelas redes sociais.”
Ediney reforça a importância de destacar esses conteúdos com estratégias de marketing para fortalecer não apenas a reputação, mas para validar decisões de compras. Transformar compradores em embaixadores da marca traz autenticidade para a experiência. Diferente de outras ações, o conteúdo dos clientes aumenta tanto a reputação quanto o posicionamento, mas para que funcione de verdade, é importante manter a interação em dia:
“Cada comentário conta e uma resposta ignorada ou reclamação não respondida cria a imagem de desleixo, de uma empresa que não se importa com quem está comprando seus produtos ou serviços” complementa o especialista.