Rede social para encontrar e interagir com amigos é algo bem normal, mas outros motivos que fazem com que as pessoas acessem alguma rede social durante o dia já demonstram uma nova realidade.
Um levantamento da GlobalWebIndex (GWI) listou os dez motivos que os internautas citam para usar redes sociais – não só Facebook, mas Twitter, LinkedIn e outros.
10 principais motivos citados por internautas para estar nas redes sociais
.: Estar conectado para ver o que os seus amigos estão fazendo – 55%
.: Estar atualizado com novidades e eventos – 41%
.: Gastar tempo livre – 41%
.: Encontrar coisas divertidas ou para entretenimento (artigos, vídeos engraçados, etc) – 39%
.: Compartilhar opiniões e pontos de vista – 39%
.: Compartilhar fotos e vídeos – 38%
.: Só estão lá pois os amigos estão conectados – 36%
.: Fazer contatos profissionais – 33%
.: Conhecer outras pessoas – 32%
.: Compartilhar detalhes do que anda fazendo no dia a dia – 27%
Comportamento mudou
De acordo com Ediney Giordani, especialista em mídias sociais da kakoi Comunicação, o comportamento online já é outro, e isso é bom para as empresas: o internauta, apesar de ainda usar as redes socais para manter amizades e contatos, já busca conteúdo neste universo.
“Ao invés de entrar nos portais tradicionais ou páginas oficiais, elas acabam dando uma passada nas redes das companhias e isso já mostra como é importante manter tudo atualizado e rápido” explica Ediney.
A busca pelas plataformas mais colaborativas também é apontado como fator determinante para que as pessoas passem mais tempo nas redes sociais.
“Chama a atenção o fato de que 41% dos entrevistados buscam eventos. Muito disso tudo é fruto de engajamento de grupos de Facebook, por exemplo, promoções nas redes sociais, etc. O internauta não quer apenas receber informação passivamente. Ele quer saber a opinião de outros internautas sobre um serviço, um evento ou mesmo sobre uma loja” conclui Ediney.