Cansado da cara do site da sua empresa?
Está sentindo que é o momento de modernizar a página?
O concorrente montou uma página mais interativa e a sua empresa ficou pra trás?
Acha que mudando o layout, os resultados vão aparecer mais?
Não se preocupe, isso tudo é absolutamente normal. Se queremos mudar de visual, de casa, de carro e de cidade, por exemplo, o site da sua empresa não ficaria de fora de um processo de modernização – ainda mais um site, não é verdade?
O problema é: qual é o momento certo para criar um site novinho para a sua empresa?
Ediney Giordani, especialista em mídias digitais da kakoi Comunicação, explica que não há um sinal específico (o número de visitas, visitantes únicos, origens de tráfego, etc) para determinar quando essa mudança precisa acontecer.
“Esse tipo de informação não é decisório. Um site pode servir para várias frentes e o número de visitas pode ou não ser relevante. Em um site de e-commerce, por exemplo, é primordial, em um institucional, não” aponta Ediney Giordani.
O especialista da kakoi entende que dentre os principais fatores para se remodelar o site estão aspectos ligados com a navegabilidade, sua capacidade de “conversar” com as redes sociais e, principalmente, a sua responsividade, ou seja, ele precisa ser lido pelas plataformas mobile.
Como fica o legado?
Outro temor comum neste processo de mudança é o medo natural de perder a relevância já alcançada nos motores de busca mais tradicionais, como o Google. Porém, para Ediney Giordani, essa preocupação é desnecessária quando realizada de maneira responsável.
“Se a mudança for bem feita não há possibilidade disso acontecer, por isso, contratar uma empresa especializada é obrigatório” tranquiliza Giordani.
Novo site é não significa nova empresa
Mudar a cara e as funcionalidades do site não requer mudança de identidade visual, como muitas pessoas imaginam. “Uma coisa não é correlata com outra. Mas recomenda-se que sempre que se mude a identidade visual ela seja acompanhada por tudo novo, inclusive o site” recomenda Ediney Giordani.
Com o novo site é preciso saber o que pode se destacar na nova página e encontrar o diferencial, mas o processo vem desde a concepção do “novo site”.
“Todo site bem feito passa por etapas diferentes no processo. Começa com o objetivo e o público alvo, passa para os passos de construção de wireframe e layout, inserção de conteúdo. O diferencial pode mudar para cada tipo de público, não existe receita de bolo” aponta Ediney.
Olhe sempre a concorrência
O especialista da kakoi afirma que a melhor maneira de analisar o que pode entrar (ou deve sair) na nova programação visual do site é a mais antiga prática de análise de concorrência: o benchmarking.
“O importante é saber se o concorrente está fazendo ou oferecendo algo em seu site que faça sentido e que seja importante para o seu público” conclui Ediney Giordani.
Mais importante do que saber como o mercado está atuando é usar todas essas informações com os seus produtos, encontrar diferenciais e criar um site que seja adequado para todas as plataformas existentes por aí – incluindo, principalmente, as redes sociais.