Já reparou que as grandes empresas possuem uma assessoria de imprensa? Elas servem para intermediar a comunicação entre a companhia e a grande mídia para assuntos das mais variadas expertises:
– Para o lançamento de algum serviço ou produto novo;
– Quando da divulgação de alguma atividade que tenha interesse para a sociedade;
– A criação de um vínculo de credibilidade com a imprensa em geral e
– Para o gerenciamento de momentos de crise.
Mas o que muitos talvez pensem servir apenas para as grandes empresas, públicas ou privadas, também serve para micros e médias empresas sem problema algum.
Aroldo Antonio Glomb Junior, assessor de imprensa da kakoi Comunicação, explica o que faz da assessoria de imprensa uma ferramenta forte para qualquer tipo de empresa.
1 – Relevância maior do que propaganda
“É importante ter o nome do produto, serviço ou mesmo da companhia em matérias jornalística. Costumo dizer que uma matéria bem colocada, uma entrevista bem encaixada mostrando o diferencial da empresa ou de um profissional, acaba surtindo mais efeito do que muitos anúncios. Primeiro pela credibilidade que é estar associado com um jornal, seja ele impresso, online, radiofônico ou televisivo. O leitor aceita melhor pela credibilidade destes veículos”.
2 – Custo benefício
“Se colocarmos no papel, a assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação perfeita, pois é bem mais barata do que fazer publicidade. Uma micro empresa, por exemplo, precisa cuidar bem de seus custos já que não conta com verbas astronômicas para gastar com anúncios. Não raro muitas empresas iniciantes usam a assessoria de imprensa como forma de ganhar espaço na mídia”.
3 – Subindo no Google
“A internet é o espaço de quem paga ou de quem consegue muito engajamento. Quanto mais vezes o nome ou produto for divulgado, seja em grandes portais ou em blogs específicos, a relevância vai aumentando. Cuidar dos assuntos da empresa usando assessoria de imprensa é muito útil para empresas menores, que em sempre possuem grandes verbas destinadas para a comunicação. A assessoria é sim um atalho para acelerar o crescimento da visibilidade e, com o tempo, do próprio negócio”.
4 – Público segmentado
“O assessor sabe para onde enviar o material da empresa. Muitos empresários acabam apenas publicando materiais em seu blog ou nas redes sociais e não se preocupam com a destinação do conteúdo. Uma empresa que faz banho e tosa de cachorros, por exemplo, tem que divulgar sobre os benefícios da tosa higiênica em cães idosos para os locais corretos. Se enviar para o caderno de esportes da cidade, vai apenas entupir a caixa de e-mail do jornalista. O assessor de imprensa cuida para que a mensagem seja a mais certeira possível, uma vez que a pequena e média empresa não pode se dar ao luxo de perder tempo”.
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