Já se foi o tempo em que estar apenas no meio offline e fazer uma divulgação simples, seja por folder ou com um destaque na fachada da empresa, eram o suficiente para o negócio crescer. Hoje, é fundamental que a empresa tenha uma estratégia de comunicação já apostando na divulgação online.
O primeiro passo é definir qual o cliente a sua companhia quer atingir. Para isso é importante deixar bem claro qual o posicionamento da empresa, já que através dele o cliente vai escolher o seu produto ou serviço. Que tipo de cliente você quer atrair: o que procura: menor preço ou o que procura diferenciação?
Definido o posicionamento correto, a seleção das formas de atuação é fundamental, e estar na internet é essencial. Segundo Ediney Giordani, CCO da kakoi Comunicação e especialista em redes sociais, estar na web vale a pena não só pelo baixo custo, mas pela eficiência da divulgação. “No online é possível criar grandes estratégias de comunicação sem necessariamente investir grandes valores. Uma página no Facebook, posicionamento no G+, promoções no Foursquare além da presença virtual em todas as listas online não só são fundamentais como também obrigatórias”, explica.
Mas investir no online não é apenas criar um site e perfis em redes sociais, e simplesmente esquecê-los. Segundo Giordani, muitas empresas “nascem” – e de certa forma com ações promissoras na web – e depois de um curto período de tempo “morrem” pela falta de gestão. “O principal problema nas campanhas online é a continuidade. Muitas vezes o cliente investe em um lançamento de um produto ou no sorteio de prêmios da página fazendo com que isso gere muitos comentários (buzz), mas ele não é fiel, ou seja, só chegou até a empresa por um interesse especifico”. Para o especialista, é necessário manter a periodicidade das estratégias, ter um planejamento claro, um bom sistema de monitoramento e um ótimo conteúdo. “Sem um conteúdo interessante é certa a morte da presença virtual da empresa”, acrescenta.
É importante que a estratégia da empresa esteja clara na cabeça do cliente, ressalta Giordani, e essa não precisa ser a invenção da roda. Em uma loja que fabrica estofados, por exemplo, o benefício pode ser a personalização do sofá, ou então, o parcelamento em até 12 vezes no cartão. Para esse cliente, o importante é o diferencial, nunca o desconto em dinheiro. “Oferecer desconto em dinheiro para um cliente que busca diferenciação é o ‘mata-burro’ que 99,9% das companhias que oferecem diferenciação cometem. É só verificar a multiplicação dos sites de compras coletivas e sua posterior morte”, finaliza.
Como a agência pode ajudar
A agência faz o planejamento de toda a comunicação atrair o cliente certo. Se o perfil da companhia é oferecer um serviço “premium”, são realizadas campanhas para atrair clientes que estejam à procura do diferencial que a companhia oferece.r