X, Y e Z? Seja bem-vindo à Geração 3C

mobile-social-heroÉ comum encontrarmos definições sobre a evolução de gerações. Termos como “X, Y e Z” são referências que determinam época e comportamento. Porém, hoje podemos englobá-las dentro de uma só: a Geração 3C.

Esta nomenclatura refere-se aos usuários que participam ativamente das redes sociais, curtindo, comentando e compartilhando seus assuntos de interesse. Estas ações possuem uma importância crescente na sociedade, com o “boca-a-boca” e a troca de informações evoluindo para o ambiente online. Ficar de fora desse movimento é estar à margem do que acontece no mundo.

Os números são impressionantes. O Facebook segue na liderança, com mais de 1,55 bilhão de usuários ativos, o que dá a impressionante marca de um a cada sete habitantes do planeta. O Youtube também ultrapassou o índice de 1 bilhão de perfis e o Whatsapp está quase lá, com 900 milhões. O Instagram, preferido para a publicação de fotos, possui 400 milhões de pessoas, seguido de perto pelo Twitter, com mais de 300 milhões. O Snapchat, criado em 2011 e que estourou em 2015, já contabiliza 200 milhões de usuários.

É uma grande quantidade de pessoas e torna-se impossível ignorar a importância destas interações na sociedade contemporânea. O sucesso das redes sociais simboliza a mudança de comportamento promovida pela tecnologia. Hoje, os cidadãos consomem entretenimento, informação e bens culturais de uma forma diferente do que há dez anos. O termo da vez é on-demand, em que o usuário assiste, lê e se diverte como e quando quiser.

Nas novas mídias, a pessoa encontra uma liberdade muito grande para expressar seus pontos de vista e até se envolver com questões relacionadas aos assuntos de seu interesse. Essa ideia está presente com mais força entre crianças e adolescentes, justamente o primeiro grupo que nasceu na era da Internet e está acostumado com as tecnologias digitais. Entretanto, a Geração 3C embarca usuários de todas as idades. Os idosos, por exemplo, constituem uma importante categoria. Para eles, as redes sociais vão além do curtir, comentar e compartilhar: uma pesquisa conduzida pela Universidade de Exeter, do Reino Unido, mostra que as pessoas mais velhas que utilizam estas mídias possuem um envelhecimento mais ativo e isolam-se menos em relação às que não usam.

Há quem ainda critique o consumo excessivo das novas mídias e o quanto elas atrapalham as relações humanas. Porém, mesmo os mais céticos começam a ceder e reconhecem o protagonismo que Facebook, Twitter e tantas outras plataformas possuem. As redes sociais são uma realidade e moldam uma nova forma de relacionamento interpessoal.

Saiu no portal Administradores
Foto: Jisc

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Ediney Giordani

Formado em Jornalismo, atualmente atua como Chão de Fábrica da KAKOI, Professor de Marketing, colunista na Ouro Verde FM. Também é apresentador de podcast e autor de 3 livros.

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.