Uma pesquisa realizada em junho pela Snack Intelligence, área de tendência da rede responsável por pesquisas, monitoramento e análises do mercado de audiovisual digital, analisou a taxa de poder de influência do creator sobre a audiência do YouTube, que varia de 0 a 1000 e envolve métricas de engajamento, views, número de inscritos, frequência de publicação, atividade do canal, entre outros itens.
Segundo o documento da Snack Intelligence em junho, o Brasil tem 4 Youtubers na lista TOP 10 dos mais influentes do mundo. O brasileiro Whindersson Nunes é o segundo youtuber da lista, ficando atrás apenas do Pew Die Pie. O youtuber Felipe Neto aparece em terceiro lugar. Atrás deles estão El Rubius (elrubiusOMG), Markplier e de novo os brasileiros Julio Cociello (CanalCanalha) e Felipe Castanhari (Nostalgia), respectivamente em 6º e 7º lugares, seguidos de Casey Neistat e KSI.
“Ter 2 dos 3 youtubers mais influentes do mundo só mostra a força e o tamanho do mercado de vídeo online no país. Uma marca que queira atingir o coração da audiência não pode estar fora desse universo”, diz Nelson Botega, sócio-fundador da Snack.
De acordo com um levantamento feito pela Cisco Systems, até 2019 o consumo de vídeo online será responsável por 85% de todo o uso da internet no mundo. Algo que, segundo a empresa, daria por volta de 1 milhão de minutos de conteúdo circulando pela web por segundo. O Brasil tem o segundo maior Youtube do mundo em minutos assistidos.
Veja abaixo o ranking com os números que indicam a taxa de influência:
Taxa de Influência (0-1000)
1 – PewDiePie – 905
2 – Whindersson Nunes – 876
3 – Felipe Neto – 874
4 – El Rubius (elrubiusOMG) – 873
5 – Markplier – 872
6 – Julio Cociello (CanalCanalha) – 871
7 – Felipe Castanhari (Nostalgia) – 869
8 – Casey Neistat – 869
9 – LeafyisHere – 868
10 – KSI – 868
Fonte: AD News