Por que é importante investir em Marketing Digital

Digital
O profissional que possui um negócio – de qualquer porte – tem que destacar-se para poder sobreviver e conseguir alavancar suas vendas, ainda mais nos dias de hoje, diante de um cenário bastante competitivo, de sorte que o Marketing Digital, por todos os seus benefícios, apresenta-se como uma excelente oportunidade de crescimento, exatamente porque o investimento pode ser: 1.escalável, 2.mensurado, 3.controlado e 4.interrompido, a qualquer momento.

Os benefícios do Marketing Digital
Em poucas linhas, digo que o Marketing Digital apresenta diversos benefícios, e atribuo, talvez, como o melhor deles, o fato de que, mesmo com baixo investimento, é possível trabalhar com ações muito efetivas, aquelas ações que trarão mais visitantes para o site até aquelas que converterão visitantes em clientes. Por isso, o Marketing Digital é bastante indicado também para Pequenas Empresas que querem crescer de forma acelerada.

Só de se pensar que o mundo todo possui 7 bilhões de pessoas e que o Facebook possui 2 bilhões de contas ativas, que com ações de Marketing Digital bem feitas, podemos alcançar boas fatias desses ‘internautas’. De pensar que uma pessoa de classe média, no Brasil, passa em torno de 3 horas online, por dia, sendo 1 hora em redes sociais. Imagina a sua empresa fora dessa ‘onda’, seus concorrentes aproveitando a ‘maré’ e você fora dela.

O Marketing Digital permite que se aproxime de seus clientes e potenciais clientes sem se preocupar com tempo ou espaço, sem limite de horário ou de lugar, seu site ou página estará online 24 horas por dia, acessível aos continentes. Além de melhorar o relacionamento com os clientes e amigos, já existentes, tudo isso a um custo mais baixo…muito mais baixo, até 50% mais baixo!

Como dar os primeiros passos no Marketing Digital
Atrair: De nada adianta, você fazer o melhor lanche de pernil da sua cidade, se ninguém sabe disso, bem como de nada adianta você ser o mais bem estruturado consultório médico da sua região, sem que ninguém souber. Por isso, é fundamental que o empreendedor se preocupe em habilitar canais de comunicação com seu público, o que atualmente, nos meios digitais, se faz por meio de sites ou de redes sociais.

Costumo dizer que seu site ou sua página do Facebook é apenas uma bela vitrine, estática, de forma passiva, como a vitrine de alguma loja de roupas, em algum corredor de shopping, mas é preciso fazer com que as pessoas passem na frente da sua loja – o que no mundo físico, chamamos de ‘bom ponto’, ainda mais, que além de que passem, olhem para seus manequins, pois, sem uma boa atração de visitantes para o site, nenhuma outra etapa faz muito sentido.

Conseguir tráfego de qualidade é um dos objetivos mais comuns de quem começa a investir em Marketing Digital e também uma das maiores dificuldades. Para colocar em prática essa atração é preciso planejar, produzir e otimizar conteúdo e comprar mídia nas redes sociais e mecanismos de buscas.

Converter: Realizando da forma correta as atividades de atração, o tráfego estará resolvido e será necessário seguir para o próximo desafio. O objetivo é fazer com que esses visitantes se tornem o que o Marketing chama de Leads, ou seja, pessoas que estão interessadas no seu negócio a ponto de oferecer o contato delas para sua empresa.

Uma mecânica efetiva de geração de Leads possui três pilares importantes: a)Oferta (algo de valor a ser dado ao Lead em troca do seu contato), b)Landing Page (a página onde o Lead preencherá suas informações) e c)Promoção (como você vai atrair e promover essa oferta), temas que exploraremos mais adiante.

Relacionar: Uma vez que sua empresa já tenha realizado as estratégias de oferta + promoção + Landing Page e, por consequência, já possua uma boa base de Leads, está na hora de gerenciar esses contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para “esquentá-los” e aproximá-los do momento da compra. Três grandes ferramentas de se manter próximo e ter um bom relacionamento com o potencial cliente são: a)Email-Marketing, b)Mídias Sociais e c)Nutrição de Leads, ferramentas das quais falaremos mais a frente.

Vender: O time de vendas deve tratar os Leads gerados de forma diferente como trata nas prospecções tradicionais, já que muitas vezes esses Leads ainda não estão prontos para comprar seu produto ou serviço. O ideal é que os vendedores mantenham uma postura consultiva e procurem ajudar o Lead a enquadrar melhor o problema e aos poucos desenhar uma solução, encaixando o produto ou serviço da empresa.

Pós-venda: A capacidade de se fazer um bom pós-vendas é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Assim, a empresa consegue entender bem as etapas de sucesso e os pontos que podem ser melhorados, medindo a satisfação do Cliente, de forma direta e indireta, mantendo um vínculo com o interessado, e por vezes, tornando aquele Cliente, promotor da sua marca, produto ou empresa.

Fonte: Administradores

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

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