Segundo uma pesquisa da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações em plataformas de vídeos, com mais de 11 bilhões de views mensais. Esses dados comprovam que o segmento está em constante evolução, por isso, se você ainda estiver fora desse mercado é bom rever as estratégias da sua empresa.
Hoje, sabemos que a audiência está cada vez mais seletiva em relação ao conteúdo que as pessoas vão consumir. A maioria dos jovens entre 18 e 34 anos, por exemplo, gastam apenas 18% do seu tempo assistindo a televisão aberta e a cabo. A dominância agora passou para os dispositivos digitais, que retém cerca de 61% da atenção dessa faixa etária. Isso se deve ao fato de que, no ambiente digital, consumir o conteúdo que você acha mais relevante é muito mais simples.
É fato que o conteúdo em vídeo se tornou muito mais atrativo e dinâmico, além de prender a atenção de muitos usuários e impactar uma diversidade de pessoas. A viralização desses materiais é surpreendente, mas para obter sucesso é preciso criar um conteúdo interessante de acordo com o seu target, ou seja, seu público-alvo.
O que percebo é que as empresas começaram a pensar fora da caixa e estão se adaptando a esse novo formato, produzindo conteúdo relevante focado em aumentar taxas de conversão, gerar leads, captar audiência, atrair e conquistar novos clientes. Além disso, há um leque de oportunidades que esse segmento oferece às empresas, como a utilização do chat em vídeo, de vídeos personalizados para cada cliente, com foco em produtos, ofertas, institucional, entre outros.
Vejo o crescimento do mercado de vídeos como uma grande sacada de negócio para muitas empresas. Além de focar somente em audiência e captação de novos clientes, apostar na venda de conteúdo abre uma nova oportunidade de gerar receita. Por exemplo, se você tem uma companhia que vende vinhos, por quê não apostar em conteúdos extras sobre cursos de harmonização, dicas de como escolher o melhor vinho, entre outros assuntos? Acredito que é um modelo ganha a ganha, já que a marca pode estimular as pessoas a consumirem seus produtos e também seus conteúdos, além de abrir uma nova frente de negócios.
Acredito que os vídeos são os melhores aliados para quem deseja captar novos leads, melhorar a performance, sua audiência, além de proporcionar novas oportunidades de negócio. Por isso, acredito e continuo afirmando que pensar fora da caixa e investir em canais como esse que ajudam a sua empresa a aumentar a visibilidade, alavancar as vendas, construir uma identidade para sua marca e, o mais importante, mostrar para os clientes atuais e futuros, como o seu negócio funciona e porque ele é diferente da concorrência, é a bola da vez. E aí, vai ficar fora dessa?
Fonte: Administradores