Como usar as redes sociais para ser referência no seu setor

Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram… a lista de redes sociais é ampla e a escolha da rede ideal pode ser determinante para alavancar o seu negócio. Mas ter relevância nas redes sociais requer planejamento, dedicação e muito conhecimento sobre você mesmo e o seu público.

Para a social media da KAKOI Comunicação, Juliana Antunes, o primeiro passo para que um profissional seja referência em sua área – pelo menos nas redes sociais – é estar nelas oferecendo conteúdos relevantes, ser antenado ao que está acontecendo no mercado de atuação ou no mundo e ser pioneiro na sua atividade:

“É interessante promover debates saudáveis, interagir com o público, estar disponível e entregar informações importantes. Tudo faz com que você ou a sua empresa se tornem um ponto de referência para o internauta.”.

Profissionalizar é a melhor saída

E nada de deixar na mão do sobrinho ou da prima essa missão. Juliana explica que o ideal é contar com uma equipe especializada para gerir as redes. Ter estes profissionais prontos para atuar com os planejamentos e ações de marketing digital é essencial para o sucesso como exemplifica a social media:

“Os profissionais da área conseguem identificar novas oportunidades e maneiras de atuação. Um empreendedor que é dono do negócio não conseguiria dar conta desta demanda, já que ele dedica toda a sua energia exclusivamente no seu negócio. Após o entendimento e compreensão das atividades e do que o profissional/empresa esperam a equipe precisa ter uma certa autonomia. É preciso que haja confiança em ambos os lados.”

Além do planejamento, existem as publicações espontâneas – aquelas que acompanham os acontecimentos. Geralmente um meme que aparece do nada. É preciso estar atento com essas informações, o que justifica a autonomia, a confiança e a liberdade para a equipe de social media poder criar.

Juliana explica que quando surge um meme, o timming não pode ser perdido:

“Geralmente não é preciso ter aprovação. Para que os memes sejam incluídos como plus, a equipe de social media precisa estar atenta a tudo que está acontecendo nas redes. Um bom exemplo é o Twitter,  uma das principais fontes de memes.”

 

Confira quais seriam as principais redes sociais para o seu negócio
Facebook
A mais famosa rede tem todo tipo de público. Tem jovens e idosos; tem homens e mulheres; tem classe média, baixa e alta. Esta diversidade faz com que o Face seja um dos melhores canais.  Os recursos são interessantes e dá para segmentar diversas publicações e criar anúncios personalizados.

Instagram
Imagem é tudo nesta rede social, principalmente se a sua empresa optar por fotos e pequenos vídeos que criem engajamento. Se o seu negócio precisar ter relevância e a arma secreta está no design de seus produtos, este é o canal. E serve para fazer vídeos que chame a atenção do público com bastidores, algum making off, etc.

LinkedIn
O mundo corporativo tem a sua rede social. Para fazer o B2B, por exemplo, que é o comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas, o LinkedIn é a rede social perfeita.  

Twitter
A especialidade do Twitter é formar opiniões e difundir ações, porém com um bom planejamento é possível criar campanhas interessantes.

 

Imagem: Flickr/Divulgação

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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