O mundo já adotou o marketing de conteúdo – tanto que hoje já é algo imprescindível para todas as empresas que precisam engajar seus clientes (atuais e futuros) sem necessariamente vender nada. Basicamente todo conteúdo criado nos mais diferentes canais (redes sociais, blogs, etc) que fornecem autoridade ao seu negócio sobre algum tema é marketing de conteúdo.
Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicação, cita o canal do Youtube da gigante francesa Leroy Merlin no Brasil como um dos melhores cases de marketing de conteúdo:
“Neste canal tem muitos vídeos ensinando como se faz algumas coisas úteis para arrumar suas casas. É bricolagem, instalação de varal, arrumar uma torneira pingando e tantas outras coisas relacionadas com pequenas obras caseiras que a Leroy Merlin passou a ter relevância não apenas como loja de materiais de construção Em nenhum momento eles citam valores de seus produtos, mas ensinam a fazer essas pequenas coisas do nosso dia a dia. Este conteúdo atrai pessoas, gera engajamento e confiança do consumidor” ensina Giordani.
Faz sentido o seu negócio ter este conteúdo?
Faz, e muito! Ediney explica que esta estratégia de marketing faz com que uma marca seja conhecida, lembrada e referenciada. Vale investir em redes sociais, blogs e sites recheados de conteúdos diferenciados e não publicando somente apenas promoções e preços. É a melhor estratégia para atrair mais pessoas, reter a atenção com autoridade, vender sem apelar para promoções e de quebra encantar o seu público.
“Estamos falando de ações que transformam qualquer negócio em referência dentro de seu nicho, tudo o que você pode criar e que passe a mensagem certa ao público certo no momento em que esta pessoa mais está precisando.”