Já viu nas redes sociais um símbolo que aprece um jogo da velha? É este aqui (#) e ele é extremamente importante parta o bom funcionamento das redes sociais e se chama hashtag. E para alavancar o marketing digital de qualquer negócio, este é disparado um dos recursos mais eficazes e você já vai entender o motivo.
As hashtags servem como marcadores para organizar conteúdo e é daí que vem o nome – hash (jogo da velha #) e tag (etiqueta). Nasceu lá no Twitter em 2007 quando usuários começaram a marcar palavras importantes da publicação com este sinal (#) – e com o passar dos anos, a ‘cerquilha’ começou a ser amplamente utilizada para que o público pudesse filtrar e localizar conteúdos facilmente.
Hoje é possível seguir somente uma (#) ao invés de uma página específica – e isso é uma mão na roda para o marketing digital já que facilitou o aumento do alcance de qualquer estratégia fazendo com que qualquer conteúdo, produto ou serviço seja visto por visitantes qualificados e certeiros.
Por exemplo: O tageamento #redessociais fará que as pessoas que procurarem este tipo de conteúdo caia aqui, neste texto que você está lendo agora mesmo.
Que tal darmos uma passadinha em como cada rede social funciona e reage às (#)?
Twitter
Existe o uso tradicional para unir conteúdos de acordo com seus temas e interesses, mas o Twitter tem os Twitter Chats – usuários que criam sessões de perguntas e respostas por meio das hashtags. O Twitter faz uma pesquisa avançada de hashtags populares filtrada por data, localização e hierarquia de exposição por diversos fatores:
– engajamento do público: #toptrends na guia “Em destaque”;
– mais recentes: na guia “Últimas”;
– perfis relevantes: na guia “Pessoas”;
– presença de multimídia: nas guias “Fotos” e “Vídeos”;
– conteúdo em formato de videoaula ou live: na guia “Transmissões”.
Instagram
As (#) servem para quem insere e para quem a segue. Ao fazer a marcação, o Insta já indica várias possibilidades de hashtag para aquele conteúdo pela popularidade. Os usuários recebem sugestões para seguir hashtags relacionadas aos conteúdos que ele já segue, aumentando as chances de seu post ganhar destaque. Não pode publicar sem (#) no Insta, é praticamente um crime.
Facebook
Os resultados que compartilham da mesma hashtag também ficam agrupados em um mesmo local, mas o diferencial é que no Facebook a (#) é muito aplicada para divulgação de eventos com a marcação na descrição da página. Com um clique, os usuários conseguirão ter acesso a todos os posts que têm a ver com o acontecimento. Vale para lançamento de produtos, por exemplo.
LinkedIn
No LinkedIn, o uso das (#) está longe de ser uma marcação popular, porém são fantásticas para encontrar tópicos de interesse, direcionar publicações e se alinhar com pessoas que terão, muito em breve, um papel importante na sua carreira. É bom para encontrar perfis profissionais adequados, portanto é bom trabalhar um pouquinho com as (#) nesta rede social.
Por último, use sempre as (#) de maneira inteligente:
– Não use muitas palavras, Prefira termos-chave e intuitivos
– Aglutine as palavras em uma mesma (#)
– Monitore e siga as (#) que estão em alta
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