Sim, você não entendeu errado o título desse texto, a internet é também o lugar de gente velha. E isso muda tudo na sua comunicação. Ouço sempre de clientes que não pensam em fazer redes sociais porque ali só tem gente jovem. Oi?
Não tem não.
A pesquisadora do Ipea, Ana Amélia Camargo definiu bem a questão da velhice:
– A definição de Idoso ficou velha.
É isso, gente. Investir em comunicação mais ampla faz a diferença sobre o como você e seu negócio se comunicam com o meio. Você sabia, por exemplo, em que em um canal de moda no Youtube, vídeos direcionados para a chamada terceira idade dão bem mais audiência do que vídeos direcionados para os mais jovens? O problema é que as marcas não estão investindo nesse nicho, na prática, perdendo dinheiro.
Em pesquisa recente divulgada pelo Google mostra que dos internautas com mais de 60 anos, apenas 5% deles se identificam com a comunicação de lojas de varejo, mas 45% deles se identificam com a da indústria farmacêutica, por exemplo. Bora aprender com eles.
Vejam o recente fenômeno do Youtube, o chamado Vovô do Youtube que ensinava as crianças a su
Ah, mas eles não compram tecnologia! Não seja bobo!
Na black friday do ano passado, por exemplo, consumidores com mais de 55 anos compraram 1,4X mais smartphones do que os mais jovens. Simples assim, o público consumidor envelheceu, você não pode deixar sua comunicação fora disso de maneira nenhuma, ou siga com o preconceito velho que não faz outra coisa senão fazar você perder dinheiro e público consumidor.
Ah, um dado que vai colocar o seu preconceito um pouco mais para baixo:
Os idosos procuram os dates, sim, os encontros no Brasil são 19% mais procurados do que em outros países? Olha o nicho aí!