Ao abrir uma empresa ou mesmo na hora de “dar uma cara” para a empresa já aberta as pessoas pensam em várias coisas, documentos, nota fiscal, cartão de visita, coisas importantes, claro, mas esquecem do essencial: a marca.
A marca é alma de toda a empresa, é ela que irá acompanhar o seu passo a passo corporativo por muito tempo. É a partir de uma marca bem feita que você investirá outras tantas “dilmas” aplicando a mesma na sua loja, na sua papelaria, na sua frota.
Se sua marca for ruim, é exatamente este sentimento que você passará para o consumidor final, desleixo. É assim que você gostaria de ser lembrado?
Uma marca em concepção deve prever tudo, grandes formatos, pequenos formatos. A sua marca deve transmitir a mesma mensagem em um outdoor com mais de 2m como em um anúncio com alguns centímetros.
Aplicação em situações diversas também devem estar previstas no desenvolvimento da sua marca, um bom exemplo disso vem do futebol, é inimaginável um patrocinador com marca verde estampar a camisa do Atlético Paranaense, assim como empresas com o vermelho não serão bem vindas em camisas coxas.
Cada detalhes faz a diferença na sua marca. Não tenha preconceitos. A primeira coisa a fazer é descobrir o que você quer transmitr, seriedade? Credibilidade? Confiança? Beleza? Não importa, as marcas estão aí para isso. Ilustrações, tipografias, logotipos, a gama de possibilidades é infinita.
E por fim, o mais importante de tudo: você tem que amar a sua marca. Ela vai te acompanhar por muito tempo. Ela vai estar em tudo que diz respeito a sua empresa, troca-la, além de passar péssima impressão para o público trará um enorme prejuízo na reposição de todo o material que já trazia estampada a marca antiga.
E lembre-se, pelo Amor de Deus, Buda, Darwin, ou seja lá no que você acredite ou deixe de acreditar, nunca use marcas diferentes na sua empresa, a marca da frota deve ser igualzinha na kombi como no caminhão, no envelope, como no cartão.
A sua imagem agradece!