Redes Sociais, um dia você vai precisar delas. Ou melhor, você já precisa delas. Recentemente, um estudo global da Avanade, empresa tecnologia de negócios e serviços dos EUA – mostrou que o Facebook está presente em 74% das companhias. Sim, elas já entenderam que as redes sociais são mais que apenas divulgação de produtos e serviços, mas também uma poderosa ferramenta colaborativa para todos os seus negócios.
E seja para vender, apresentar alguma novidade ou manter um canal de relacionamento midiático, essas ferramentas estão se tornando cada vez mais vitais para o sucesso – ou para o fracasso, caso sejam usadas de maneira errada – das empresas.
Senão vejamos…
A pesquisa foi realizada entre 13 de março e 16 de abril agora, englobando Estados Unidos, Canadá, Brasil, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Países Nórdicos, Espanha, Suíça, Reino Unido, Austrália e Singapura. Do total de 4 mil usuários finais e mil tomadores de decisões de negócios e de TI em 22 países, descobriram que 97% das empresas usam as tecnologias de redes sociais na empresa. É quase a totalidade!
O estudo aponta algumas concepções comuns no campo da colaboração social. Por exemplo, que os entrevistados que adotaram as tecnologias de mídias colaborativas em suas empresas utilizam as tecnologias sociais que possuem o consumidor como foco.
Já o Facebook é a principal rede de todas, utilizada por 74% dos entrevistados – duas vezes mais do que o Microsoft SharePoint (39%), e quatro vezes mais o IBM Open Connections (17%) – sem contar que é seis vezes mais que o Salesforce Chatter (12%). E no Brasil, o Facebook é de longe a plataforma social mais popular. 75% dos pesquisados dizem usar a rede de Mark Zuckerberg, seguido do Twitter (49%) e do Linkedin (47%).
Ou seja, as empresas brasileiras já usam as ferramentas sociais virtuais, mas será que elas possuem o conhecimento necessário para utilizar as plataformas corporativas? Se sim, elas estão preparadas para mudanças – e elas chegam rápidas nesse universo!
O mais importante: será que a sua empresa sabe como usar hoje tudo isso?
Se souber é bom pensar mais pra a frente, já que ao observar as intenções dos entrevistados, há uma indicação de que esta tendência pode mudar nos próximos meses. Os tomadores de decisão que estão planejando adotar tecnologias sociais apontaram que o Microsoft SharePoint (23%) e o Salesforce Chatter (23%) estão dentre as suas prioridades de interesse quando questionados sobre as suas listas de prioridades para o próximo ano.
Sim, o Facebook é hoje o primeirão em tudo nas redes, porém quando perguntados sobre quais ferramentas sociais as empresas gostariam de adotar em 2014, a surpresa: O Face caiu para o final da lista e chegou apenas a 8% dos tomadores de decisão entrevistados – que o consideram como uma prioridade, então, ter uma assessoria que olha as redes de modo global pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua estratégia. Se você investir todas as fichas no Facebook, vai cair junto com a rede?
O mais importante para se ter em mente é que… as redes sociais estão em 97% das empresas!