Ter um site bem feito e visualmente bem organizado, e possuir uma marca atrativa e de fácil reconhecimento deixaram de ser opções apenas para grandes empresas. Hoje, os pequenos e médios empreendimentos também precisam mostram seus serviços da melhor forma, além de atender a um público variado com serviços de qualidade.
É preciso estar visível no mercado, e nada melhor que estar no meio virtual. Mas como fazer isso? Para Ediney Giordani, CCO da kakoi Comunicação, é praticamente impossível querer alavancar um negócio sem estar presente na web. “Nos dias de hoje, os sites são ferramentas essenciais para qualquer negócio, independente do tamanho. Um site pode ser um canal de marketing, de recursos humanos, SAC, e muito mais”, comenta.
Mas ter um site sem funcionalidade não vale a pena. É preciso que ele seja bem construído e tenha uma navegação intuitiva. Segundo Boby Vendramin, planner e diretor de arte da kakoi Comunicação, um bom site pode ser a porta de entrada de vários negócios. “Ele precisa carregar rapidamente, funcionar em diferentes dispositivos, e ter informações claras, principalmente em relação à forma de contato, o call-to-action (telefone, botão de compra, formulário), deve ser bem visível”, explica.
Segundo dados do Ibope, o total de pessoas com acesso à internet no Brasil, no terceiro trimestre de 2012, foi de quase 95 milhões. Se antes, divulgar na internet era uma tendência, hoje é uma obrigação para quem quer crescer. Estar apenas no offline é estacionar no tempo e não acompanhar as novidades do mercado.
Diferencie-se e interaja!
Mas como se diferenciar? A web é um território vasto, então, a empresa não pode ser mais uma: precisa de diferenciais. “Pode parecer complicado, mas para fazer diferença na web é simples: o negócio precisa de conteúdo; é preciso entender o que a audiência busca e interagir com ela; seja transparente e jamais apague postagens ou as edite, e sim as corrija; tenha uma identidade visual em conformidade com a sua empresa; pergunta requer resposta, então, sempre responda as dúvidas do internauta. Lembre-se: a clareza nas informações faz toda a diferença”, resume Giordani.