Importância das cores no design – sua marca não pode passar em branco

A presença de cores no design vai além de trazer beleza ao site ou logotipo. Ou você pensa que basta colocar um verde na marca de uma hamburgueria e está tudo bem? Claro que não! As cores precisam ser pensadas por um profissional. Por isso precisamos falar da importância das cores no design!

A Diretora de arte da KAKOI Comunicação, Dieinifer Camila Busch, falou cirurgicamente sobre a importância da escolha certeira de cores para qualquer negócio:  

“É muito mais do que beleza sim, as cores estão diretamente ligadas as emoções, sentimentos e desejos. Escolher a cor certa não tem só relação com beleza, mas sim com o que a sua marca quer transmitir”. 

No design existe a “psicologia das cores”. Não é uma paleta de cores no divã, mas sim um estudo que busca compreender o comportamento das pessoas em relação às cores – e, é esse conceito aplicado pela diretora de arte da KAKOI!  

“Alguns clientes já chegam com a ideia de cores prontas, se nós pensarmos que faz sentido para o negócio, conforme o que o negócio quer transmitir, podemos manter. Caso contrário, buscamos novas possibilidades, com base na psicologia das cores, sempre cuidando com contraste e com a combinação certeira” 

Harmonia colorida
As cores de qualquer material gráfico de comunicação, seja online ou offline, devem conversar entre si. Além de usar as tonalidades certas, existem outros detalhes que entram nesta composição.

“As cores devem conversar. É importante criar uma identidade visual e seguir ela, tanto no online quanto offline. Na hora de escolher as cores, é bom testar se a cor se adapta bem no sistema RGB de cores (usado geralmente para monitores e telas) e também no CMYK (utilizado para impressões)”. 

Tem manual?
Claro que tem! O manual de marca sempre dá opções de cores conforme a identidade da empresa. Estamos falando, por exemplo, da famosa logo em negativo para aplicação em determinados projetos.

Todos os clientes recebem este manual?
A diretora de arte da KAKOI vai direto ao ponto: “Criamos uma identidade visual já pensando em uma comunicação global, portanto  fornecemos o manual também. É através do manual da marca que outras pessoas saberão a melhor forma de utilizar a sua marca, sem perder a identidade. Uma gráfica, por exemplo, terá tudo o que precisa para manter sua identidade”. 

E, é por isso que muitas empresas se perdem na hora criar seus materiais –  pois nem todas as marcas possuem manual. Isso “apenas” dificulta na hora de escolher fontes, cores, etc. 

Quais as cores mais indicadas para dada setor?
Na psicologia das cores, pedimos para Dieinifer explicar quais as melhores aplicações para cada cor. Está preparado? Vamos nessa!

Amarelo: “É a cor do entusiasmo. Geralmente são usadas em vitrines”.

Vermelho: “É conhecido por estimular o apetite, muito utilizado em restaurantes e fast-foods”.

Azul: “Traz a ideia de confiabilidade e conforto. Normalmente está relacionado com empresas de tecnologia, bens de consumo e bancos”

Verde:  “É a sensação de tranquilidade e natureza. Empresas de hortifrútis, alimentos sustentáveis e empresas ecológicas ganham uma visibilidade certeira”

Preto: “Sofisticação e luxo. O preto está conectado com marcas de alta grife, passa aquela sensação luxuosa. É uma cor clássica para passar elegância”.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.