Ícone do site KAKOI

A importância do bom e velho cadastro de clientes

Ouça esse conteúdo em áudio [player id=6213]

Quando estou prestando uma consultoria de marketing, tem uma pergunta recorrente que faço:

Você tem uma planilha ou um software onde você possa acessar os dados de todos os seus clientes?

Para a minha surpresa: a maioria não tem.

E por que esse cadastro é tão importante?

Vou explicar:

Pra começar, é a maneira mais fácil de você se comunicar com os seus clientes. É só abrir a sua lista, procurar o seu cliente, escolher a forma de alcançar ele e fazer acontecer. Ligar, mandar Whatsapp, email.

Adicionalmente, caso você tenha algum tipo de novidade na sua empresa como uma promoção ou algum produto novo a maneira mais efetiva é falar diretamente com seus clientes!
Ou você espera que ele vá até sua loja e implore pra você venda pra ele?

E nesse cadastro, quais dados que são importantes manter?

A resposta certa é: varia de setor pra setor. Eu diria que, se o seu negócio é vender direto para o consumidor, principalmente:

Nome completo, email e telefone.

Para aumentar ainda mais a efetividade da sua comunicação, também é bom incluir: profissão, data de nascimento, e até o que ele já comprou de você.

Se você vende para pessoas jurídicas (B2B), é importantíssimo incluir também a empresa.

Já pensou o que dá pra fazer com essa lista usando a criatividade?

Pensa e aí comenta aqui embaixo pra gente discutir. 😉

Sair da versão mobile