PROCURANDO ALGO?

A lição do Gerdalto para gestores de redes sociais

Você conhece Gerdalto Mineiro da cidade de Alto Alegre do Pindaré no Maranhão? Não? Mas tenho certeza que ele andou na timeline do seu Facebook neste feriadão de carnaval e trouxe uma boa lição para os gestores de redes sociais.

No dia 13 de janeiro deste ano já prevendo que as festas de carnaval estavam chegando ele postou um vídeo da jornalista Rachel, então apresentadora da TV Tambaú da Paraíba, retransmissora do SBT. Até aí sem novidades, porém, o vídeo original é de 2011 e não atual como o vídeo sugeria e mais no título do vídeo “jornalista rasga o verbo é demitida de tele jornal” é outro erro. Na verdade a jornalista teve tanto sucesso e tanta repercussão com o comentário que acabou sendo contratada pelo SBT Nacional e hoje é âncora do principal jornal da emissora, o SBT Brasil.

No “novo vídeo”, o internauta Gerdalto Mineiro teve  197.189 likes, 122 comentários e 498.681 compartilhamentos, foi o fenômeno do Facebook no feriadão. E o que isto nos ensina?

1 – Atenção para as informações postadas, na internet tudo é “eterno” e pode se moldar a realidade de momento, dizer que a jornalista foi “demitida” criou com o público uma empatia que provavelmente não aconteceria se usasse a palavra “promovida”.

2 – Só porque você viu algo na internet não quer dizer que todo mundo viu. As coisas vão e voltam, se ela foi sucesso no passado pode ser sucesso novamente no futuro. Aguarde logo a “Luísa volta do Canadá”.

3 – A produção de conteúdo agora é livre e aí mora um perigo para assessores de imprensa: ter que ficar atentos para assuntos passados e ter que dar as mesmas explicações no presente de algo que se achava vencido.

4 – Não há motivos para não se repetir algo de sucesso do passado, as fórmulas podem ser revistas mas se manterem a essência será um sucesso.

5 – A internet tem o seu próprio tempo, se essa postagem fosse feita antes ou durante as festas provavelmente teria menos sucesso. Ela começou tímida e a medida que a festa se aproximava o tema ia ficando quente e os compartilhamentos iam aumentando.

6 – Por fim, se você gosta de se expor na internet lembre-se: este conteúdo vai te acompanhar por toda a sua vida, então, salvo você tenha 100000000% de certeza de que você não irá mudar, que sua opinião não irá mudar, não fale, não diga, não grave, não escreva. É como se fosse um diário em que todos tem acesso.

Para hoje era isso, espero que tenham gostado. 🙂

Comentários Facebook

 

VOLTAR

Por Ediney Giordani
em dentro de:
redes sociais