A sua empresa precisa estar presente em todas as redes sociais?

A resposta rápida é sim. A resposta certa é não! Entenda que você já está em todas as redes. Alguém colocou você lá. Alguém disse que o seu serviço era bom ou ruim ou simplesmente contou para todo mundo que estava lá através do Facebook, Kekanto ou Foursquare.

Então, continuamos a nossa pergunta e agora já com resposta: você não precisa estar presente como empresa em todas as redes mas deve monitorar todas as suas redes. Nada é mais decepcionante para um consumidor do que fazer uma pergunta em uma rede, ou citar a sua empresa e não obter nenhum tipo de resposta. Você deve ver, ler, se informar e responder.

As regrinhas são básicas:

  • Reclamou “aberto”, responde aberto.
  • Reclamou “privado” responde privado.
  • Jamais, nunca, em tempo algum chame o consumidor de mentiroso, (talvez para você que esteja lendo este texto isso possa parecer improvável, mas acredite, não é) mesmo que este esteja realmente mentindo. Algo aconteceu no processo de compra do produto ou serviço que não o deixou satisfeito, tente entender o que ocorre e dê sempre uma resposta clara e principalmente verdadeira. Se prometer prazos, cumpra. Ao final, convide o internauta/consumidor a dividir a solução dos problemas com a mesma rede que ele usou para reclamar. Em 90% dos casos você não precisará pedir, ele fará isso por si mesmo e o que antes era uma percepção negativa transforma-se em propaganda “de grátis” para sua empresa.

Como monitorar?

Existem no mercado diversas ferramentas para monitorar sua presença nas redes sociais, desde as próprias redes (altamente recomendado para o Twitter e pouquíssimo recomendado para Facebook e G+) até ferramentas sofisticadas como Scup, Brandviewer, Sentimonitor, entre outrras.

Mas, salvo sua empresa tenha um departamento especializado em redes sociais e treinada para lidar com isso, nem se meta, contrate uma agência para fazê-lo (humildemente sugerimos a kakoi). Fazer monitoramento de marca em redes passa longe de ser apenas números. Ela trata de pessoas e deve ser monitorada por tal. A quantidade de funcionários necessários para este monitoramento depende da quantidade de menções que sua marca tem e do que se está monitorando.

Vamos a um exemplo prático:

A loja do Zezinho atua na região de Curitiba com 10 lojas e o departamento de marketing da loja contrata um monitoramento e escolhe as palavras “zezinho, eletrodomestico, venda, compra” acrescidos da palavra Curitiba para monitorar. Porém, a Loja do Zezinho tem como principal concorrente a Loja do Luizinho e claro, seria interessante monitorar também a loja da concorrência para entender o sentimento que ela desperta no mercado, quais são as práticas e o modo de comunicação, aí vale copiar ações que dão certo e antecipar o “não fazer” com o que não deu certo com eles. Ah, não se preocupe, eles fazem o mesmo com você.

Para cada menção, ou seja, cada vez que alguém em alguma rede citar as palavras que você está monitorando, alguém dará um sentimento para ela, “positivo, negativo ou neutro”, assim, na mão mesmo. As ferramentas até oferecem um “sentimento automático”, mas não confie neles nem de longe.

No próximo vamos falar mais sobre o tema. Quais as vantagens? Por que fazer? Que tipo de relatório isso gera? Não perca no nosso próximo post aqui no blog da kakoi.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.

Verificando...