PROCURANDO ALGO?

Afinal, o que é marketing empresarial?

Marketing empresarial é o conjunto de todas as ações de marketing que são aplicadas no dia a dia de um negócio, com o objetivo de captar novos clientes e também atender as demandas dos clientes atuais, seus colaboradores e a sociedade.

Essas ações podem ser consideradas como uma ferramenta a fim de encontrar estratégias e soluções para a melhoria contínua no desempenho da empresa. Por esse motivo, deve ser aliada à busca por inovação e comprometimento de todos os colaboradores que estão envolvidos nessas ações.

E por falar em comprometimento de colaboradores, o marketing empresarial depende muito da união entre eles para que consigam atingir seu objetivo principal, pois este apresenta uma estrutura complexa e sua execução só funcionará com a ação de todos os envolvidos.

O marketing empresarial vem se mostrando cada vez mais necessário por inúmeros motivos. Dentre eles temos a globalização e a mudança da forma de interagir do consumidor com as empresas, independente de seu mercado de atuação.

Por isso, é necessário planejar todas as ações do negócio sempre levando em consideração como o marketing poderá atuar de forma positiva para atingir seus objetivos e metas, demonstrando a sua importância, além de assumir um papel chave dentro de qualquer empresa.

Estratégias com o marketing empresarial
Para que as estratégias da empresa sejam elaboradas de forma a atender às boas práticas do Marketing Empresarial, deve-se levar em consideração o que se chama de 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Nas próximas linhas iremos fornecer mais detalhes sobre cada um deles:

Produto:O primeiro P está relacionado com o que o negócio irá vender, independentemente se será um produto ou serviço. Aqui é o momento de mostrar que a empresa não está vendendo somente um serviço ou produto e sim uma solução ou uma maneira de sanar o problema que ela se propõe a resolver. É de extrema importância transmitir isso com clareza, além de destacar os seus diferenciais.
Preço: O preço nada mais é do que o valor monetário que a empresa está assumindo que vale pela troca de seus serviços. Por isso é importante que ele seja considerado justo para ambas as partes, tanto para a empresa, tanto para o consumidor.
Praça: Tradicionalmente, a Praça é considerada o ponto comercial da empresa. Indo mais a fundo, na verdade significa a maneira com que o produto ou serviço será distribuído.
Promoção: O último P se refere à Promoção, que nada mais é do que a divulgação do produto, ou seja, quais são os canais em que a empresa irá investir para expor e demonstrar ao mundo a sua solução. Nesse sentido, é importante levar em consideração quais são os melhores canais de divulgação para encontrar seu público-alvo, como irá investir neles e, após isso, como será o processo de vendas por meio deles.

Aumentando as vendas com o marketing empresarial
Agora que você já tem uma noção do que é levado em consideração no marketing empresarial, que tal utilizá-lo como ferramenta para aumentar as vendas do seu negócio? O segredo aqui é utilizar os 4 Ps como munição para tratar a jornada de compra do consumidor da melhor maneira possível e é nesse ponto que o Marketing Digital pode entrar e se tornar um grande aliado.

Até porque, o canal da internet vem sendo cada vez mais utilizado por qualquer consumidor para buscar qualquer produto ou soluções para suas necessidades. Sendo assim, preparamos algumas dicas rápidas para aumentar as vendas utilizando marketing empresarial e digital como ferramenta, confira:

Use e abuse das redes sociais: Tendo em vista o cenário atual em que boa parte das pessoas estão usufruindo das redes sociais, é necessário que a empresa esteja presente nelas também. É importante ter em mente que a presença nessas redes deve ter como objetivo práticas profissionais, tanto para explorar melhor a divulgação do negócio quanto para atender clientes que tragam suas demandas por lá.

Aposte no Marketing de Conteúdo: Mais do que vender qualquer coisa, toda empresa precisa mostrar que é referência em seu mercado de atuação e que seus profissionais são especialistas nessa área. Portanto, criar conteúdo com a finalidade de informar e educar o seu mercado é a melhor opção nesse sentido. Essa estratégia é uma excelente opção para fortalecer a aquisição e confiança de seus clientes.

O conteúdo pode ser oferecido de diversas maneiras: posts no blog da empresa, vídeos, webinars, eBooks, guias práticos, ferramentas gratuitas etc.

Utilize o email como ferramenta de relacionamento: Em um mundo em que somos cada vez mais bombardeados por emails indesejados e spam, a empresa que utiliza o Email Marketing com sabedoria tem uma grande vantagem sobre as demais. Aproveite a dica anterior para também se relacionar por email com os seus contatos baseado no interesse deles (conforme os conteúdos que eles consumiram de você).

Faça do seu site uma ótima vitrine: Se por um lado a internet é um ótimo canal de divulgação para qualquer negócio, por outro ela também é muito propícia a distrair e dispersar qualquer pessoa, ou seja, a chance do seu consumidor entrar no seu site e sair logo em seguida por algum motivo de distração é grande. Por isso, deixe o seu site atrativo, favorecendo o usuário em sua navegação. Tente também deixá-lo o mais “self-service” possível. Outra dica importante é aproveite essa “vitrine” para expor todas as informações da precificação do seu produto de forma transparente, favorecendo a conquista da credibilidade do cliente.

Seja uma empresa que entrega soluções:  tente passar uma imagem de que seu negócio entrega soluções e está disposto a resolver problemas. O mundo está cheio de produtos e serviços similares ao seu, então se a sua empresa não se posicionar como especialista e também como a que possui a solução mais adequado do mercado, ela será somente mais uma como as outras.

 

Fonte: Resultados Digitais

Comentários Facebook

 

VOLTAR

Por Equipe KAKOI
em dentro de:
Comunicação, marketing