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Agência e Cliente: um casamento, uma dança para dois

E eles foram felizes para sempre! Pode beijar a noiva.

Talvez essa seja a imagem que venha a sua cabeça quando falamos de casamento, mas, pequeno Jedi, a vida é bem mais que a data da união. Ninguém acorda bonito e feliz o tempo todo, ninguém acerta o tempo todo.

Mas.
E sempre tem o “mas”

Quando a parceria existe, a chance de sucesso é extremamente maior, e assim é quando estamos falando da relação agência e cliente.  Neste cenário vamos arbitrar o seguinte:

Nossa família imaginária é composta da mãe, a agência, do pai, o cliente, e do filho, o resultado dos esforços de comunicação, o objetivo em si.

O filho sempre é resultado de um esforço conjunto. Ele pega um pouco do pai e um pouco da mãe que a medida que vão educando a criança, ela vai criando suas próprias experiências.

ok, vamos deixar de analogias e vamos para o feijão com arroz.

Colaboração mútua, é a palavra de ordem em qualquer processo de parceria! E não difere quando falamos da relação entre uma agência e seu cliente.

Já tentou convidar alguém para dançar e cada um escolher um ritmo diferente? Ou pior, convida para dançar, a pessoa aceita só que fica parada, você tenta propor a dança enquanto a outra pessoa só fica lá, parada.

Não dá certo!

A agência, nobreza, tem um papel importantíssimo nessa história toda. Ela é quem trará o caminho para alcançar os seus objetivos de comunicação. Traz as ideias mais malucas e inovadoras para colocar sua marca no mapa e entre as escolhas do seu possível cliente.

É função da agência:

– Estudar o cliente
– Estudar a concorrência
– Definir o público-alvo
– Definir a persona
– Propor e Criar estratégias para alcançar o objetivo.

A agência tem o know-how  afinal, você precisa focar no seu negócio e não em estratégias de comunicação.

Dois pra lá, dois pra cá!

Agora, o cliente também tem papel nessa dança e o principal deles é o de alimentar essa relação com informações claras, feedbacks sinceros e expectativas realistas.

Manja a reunião em que a agência te atormenta sobre público-alvo?
Aquele pedido de foto em tempo real?
O vídeo do produto chegando?
A resposta para a interação que chegou?
O envio de informações nos prazos combinados?

Então, isso não acontece porque a agência é manda-chuva deusa suprema de toda a estratégia, não.

Ela te atormenta em busca dessas informações porque elas são necessárias para o sucesso das ações. Pensa assim, enquanto é obrigação da agência ter toda a comunicação planejada, é obrigação do cliente também mandar informações em tempo hábil.

É matemático.
+ tempo = + criatividade = + sucesso.
– tempo = + pressa = mais do mesmo.

Não tem segredo! Ou melhor, se tiver segredo, vai dar ruim!

Agência e cliente precisam estar na mesma sintonia, trocar ideias e ouvir reciprocamente como se fossem melhores amigos, e quer saber, precisam ser!

Para o sucesso ser garantia desse casamento, são necessários 5 verbos:

– conversar
– ouvir
– interagir
– informar
– colaborar.

E aí, quer dançar comigo?

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