Fim do Google como conhecemos: longa vida ao AI Overview

Rei morto, rei posto! Talvez você nem se lembre do impacto que foi a chegada do Google no mundo há mais de 20 anos, mas deve ser o mesmo que estamos presenciando com a mudança deste mesmo Google agora!

Como diz a letra da música do REM:It ‘s The End Of The World As We Know It”. Só  nos resta saber se a parte do “And I Feel Fine” será verdadeira!



Mas o que acontecerá com o Google a partir de 2024?
O buscador mais amado, odiado, querido e pesquisado da internet está mudando neste momento, e será uma mudança épica. Com a chegada da AI Overview, a inteligência artificial projetada para compreender qualquer pesquisa dos usuários de forma rápida e personalizada, os mecanismos do Google vão mudar radicalmente.

O Google vai acabar mesmo?
Na verdade, muita coisa vai mudar. Acabar é uma palavra forte, mas será algo mais ou menos assim: imagine fazer uma pergunta complexa e receber uma resposta sob medida em segundos!

Como declarou Liz Reid, vice-presidente de buscas no Google: “desenhamos os AI Overviews para ser um ponto de partida que permite a você pular e pesquisar mais… estamos focados em priorizar as abordagens que enviam o tráfego de valor.”

Traduzindo? Temos que aprender a pesquisar na Internet, tal qual há 25 anos.

Ao que tudo indica, se antes aparecia um monte de links nas pesquisas, com páginas mais na frente das outras, blá blá blá… agora a novidade vai destrinchar sua pergunta e entregar (pelo menos é isso que promete) a melhor resposta!

Como que o AI Overview conseguirá fazer isso tudo?
Simples: o Google tem um banco de dados gigantesco. Mais gigantesco do que você acabou de imaginar. No balaio tem fotos, vídeos, links, textos, mapas e tudo mais que nossa mente nem alcança – e esse banco vai cruzar TODAS as informações, analisar sua pergunta em tempo real até entregar o que foi perguntado.

Já está funcionando essa mudança?
A integração está em marcha. Em breve, a AI Overview vai estar totalmente no buscador do Google. Nos Estados Unidos já está em andamento essa alteração e a ideia é que o planeta esteja usufruindo da novidade até o final do ano.

Por que essa mudança está acontecendo?
Oficialmente, a resposta é para simplificar processos de busca, economizar tempo e entregar a resposta mais precisa que qualquer buscador jamais entregou até hoje.

Então como ficam as empresas que gastaram tempo em práticas de SEO, de ranqueamento e demais técnicas ao longo dos últimos 25 anos? Boa pergunta. A conferir.

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Como será esse processo de adaptação?
Vamos ter que mudar, nos adaptar e entregar um novo conteúdo. Ainda não se sabe o que vai acontecer na prática, principalmente para agências de comunicação que trabalham com SEO para seus clientes e até mesmo para negócios que conquistaram mercado com boas práticas de SEO para se destacar na internet.

Agora a chamada prova social vai fazer a diferença. Comentários e avaliações no Google Meu Negócio, nas redes sociais e na sua própria página aliados com respostas coerentes poderão entregar melhores resultados para o seu negócio.

Mas como tudo está em implementação, não há uma resposta concreta, mas possivelmente o conteúdo em páginas, blogs e demais formatos que geram informações precisarão recalcular a rota! Conteúdos que respondam dores, sanem dúvidas, descrevam produtos ou serviços, indiquem soluções e (isso sim) que sejam o mais autêntico possível, poderão sair na frente desta (r)evolução.

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Sobre o Autor:

Aroldo Glomb

Assessor de Imprensa da Na Pauta Comunicação – parceiro de negócios KAKOI Comunicação. Jornalista formado. Podcaster. Conhecido no meio da música como “Dr. Rock”.

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