PROCURANDO ALGO?

App ajuda especialistas a mapearem acidentes com animais nas estradas

URUBUJá ouviu falar do Sistema Urubu? Não, não é nada relacionado com o mascote do Flamengo. É um app para celulares e tablets com mais de 10 mil usuários e que foi criado para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) mapear os pontos onde há maior incidência de acidentes com animais.

Disponível para sistemas operacionais Android e iOS, da Apple, o app promete reduzir as 15 mortes de animais silvestres registradas por segundo em rodovias brasileiras – isso mesmo, QUINZE!

O app  usa as estatísticas geradas para ajudar governos e concessionárias para tomar medidas em pontos críticos para proteger a nossa fauna.

É genial!
Os dados enviados pelo colaborador serão disponibilizados para pesquisadores e especialistas em identificação de espécies. Assim que ele manda a foto do animal – com ou sem comentário sobre a ocorrência – com local e horário registrados automaticamente.

O CBEE orienta que o usuário – ao ver  o animal atropelado – NÃO ENCOSTE na carcaça  nem tente socorrer em situações de risco.O ideal é, ensta situação, acionar  o app e chamar a Polícia Rodoviária.

App está dando certo? 
E como está! O mapeamento até agora mostra que 72,4% dos animais silvestres mortos nas estradas brasileiras são mamíferos, as aves representam 13,8% das vítimas, os repteis 11,5% e os anfíbios, 2,3%.. O “atropelômetro”, índice dinâmico da CBEE criado com base na média anual, calculava hoje a morte de 108.441.800 bichos sendo:
– Mais de 400 milhões de sapos e pequenas aves e
– 75 milhões de animais de médio e grande porte, como onças, lobos-guará, capivaras, antas, tamanduás, macacos…

Vale baixar para ajudar e melhorar a proteção com os nossos animais, não vale?
CLIQUE  AQUI PARA BAIXAR  O APP 

Comentários Facebook

 

VOLTAR

Por Aroldo Glomb Jr.
em dentro de:
Internet, Tecnologia