Black Friday, Copa do Mundo, Natal e Réveillon – a comunicação em teste

É na hora do fogo que se forjam os melhores.

Por certo, você já ouviu essa frase, muitos discordam dele, principalmente quando falamos de profissionais da nova geração, entendem que o tempo para planejar, pensar, respirar, descomprimir é tão, ou mais, importante que a execução da tarefa. Se estão certos ou errados o novo marketing irá responder, mas, uma coisa não se discute, em 2022 eles não terão tempo de descobrir, o ano é da forja.

Com o excesso de datas especiais que se aproximam. é preciso uma definição clara de como as ações serão colocadas em prática, e, muito mais que a execução de todas as ações em simultâneo, o que estará em voga é cumprir bem cada objetivo proposto pelo cliente. Não é possível colocar tudo em um mesmo balaio:

O primeiro passo é a definição dos KPIs.
Essa definição junto ao seu cliente irá nortear cada uma das ações. Lembre-se que é possível definir metas diferentes para cada ciclo de campanha, mas dificilmente conseguiremos sucesso com várias metas em conjunto dentro de uma mesma proposta. Há conflito, e como diria mestre Yoda, onde há conflito há fraqueza.

Na sequência precisamos definir as estratégias, posts, engajamento, influência, vendas. As redes socias estarão focadas nesses assuntos correlatos e de nada adianta focar em algo fora do meio. Um exemplo normal: o cliente tem datas importantes no meio desse turbilhão, tais como aniversário de empresa, ou um dia relacionado com sua atividade fim. Evidentemente, você não pode deixar essas datas de fora, mas a ideia é unir o útil ao agradável. Como unir uma copa do mundo com o aniversário da empresa? Trabalho para os profissionais do marketing.

Por fim, tão importante quanto os passos anteriores, o acompanhamento constante de resultados. Não teremos uma segunda copa, outro natal ou final de ano, é preciso ser assertivo e com as estratégias e se preciso corrigi-las de imediato. Não há segundas chances.

Aproveite a data também para encantar o cliente e o cliente do cliente. Pense em mimos visuais que farão eles lembrarem do motivo de comprarem de você e não do seu concorrente, faça uma referência as dores que o seu produto vai curar em cada uma dessas épocas e, claro, seja feliz e venda muito!

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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