PROCURANDO ALGO?

Certificado Digital? Precisa sim!

Data: 10 de outubro de 2013
Autor: Aroldo Glomb Jr.

Se você está lendo este blog, podemos deduzir que

1 – Você já têm um negócio eletrônico ou um site oficial da sua empresa, um blog… ;
2 – Você não têm, mas pretende ter ou
3 – Se interessa por tecnologia.

Seja qual for o motivo, o certo é que você não pode abrir mão do Certificado Digital – já que não é de hoje que os computadores e a Internet estão aí como via de processamento de dados, trocas de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas.

Se a sua empresa faz transações eletrônicas, ela precisa adotar mecanismos de segurança que garantam autenticidade, confidencialidade e integridade às informações.

Mas o que é?
O Certificado Digital (que chamaremos de C.D.) é um documento eletrônico assinado digitalmente e cumpre a função de associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública. Todas as informações públicas contidas em um certificado digital possibilitam colocá-lo em repositórios públicos.

Mas Quais Informações Ele Têm?
De praxe, o C.D. apresenta informações como o nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública, o período de validade do certificado, uma chave-pública, o nome e assinatura da entidade que assinou o certificado e o número de série.

Quer ver um exemplo?
Os serviços bancários via Internet. Eles são a expressão máxima desta ferramenta, usado para autenticar-se perante o cliente e assegurar que o acesso está realmente ocorrendo com o servidor do banco – e não com um site Fake, como os chamados fishing que tentam roubar as senhas.

Dessa maneira, o correntista pode, ao solicitar um serviço, ter acesso ao saldo da conta corrente e usar o C.D. para autenticar-se perante o banco. Segurança é tudo online…

Comum para serviços governamentais (para suportar transações eletrônicas), o cidadão cada vez mais procura esta mesma segurança em outros sites… como no seu, por exemplo!

E o seu site está preparado? A sua empresa consegue dar essa garantia?

Precisa sim…

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 

VOLTAR