Muitos clientes meus me perguntam como eles devem fazer para começar suas listas de emails. Primeiramente, já os digo que comprar listas é jogar dinheiro no lixo. Em seguida, digo que não existe formula mágica. Cada negócio tem maneiras mais ou menos eficazes de fazer essa coleta. Citarei abaixo algumas que acredito serem as mais eficazes.
Antes de começar, devo dizer que essas práticas devem ser utilizadas com bom senso. A regra de ouro é: só mande emails para quem quer receber emails, afinal, não tem nada mais desagradável do que receber um email indesejado de um produto que não te interessa (mais conhecido como SPAM). Deixe claro que a pessoa está concordando em receber emails da sua empresa.
- Brindes e sorteios! Ofereça aos seus clientes um brinde em troca dos seus dados
- Inclua um formulário de cadastro em uma área nobre do seu site
- Inclua um link para o formulário do cadastro na assinatura do seu email
- Use suas redes sociais (Facebook, Twitter, etc) para incentivar as pessoas a fazerem o cadastro na sua lista
- Quando fizer um evento, certifique-se de cadastrar as pessoas que participaram
- Insira uma oferta no verso do seu cartão de visitas para as pessoas que forem cadastradas
- Crie um conteúdo interessante e de fácil absorção, se as pessoas gostarem, recomendarão aos amigos
- Coloque um link de “encaminhe para um amigo” em suas campanhas
- Lance ofertas exclusivas para cadastrados
- Fazer um bom movimento de comunicação não tem relação com números. Você pode ter uma base de email com 50 nomes e ela ser extremamente mais eficaz que uma lista de 1000, o que vale é a qualidade dela.
Fazer um bom movimento de comunicação não tem relação com números. Você pode ter uma base de email com 50 nomes e ela ser extremamente mais eficaz que uma lista de 1000, o que vale é a qualidade dela.