Não dá para apostar errado nesses dias de incertezas, crise e falta de dinheiro em muitos setores no Brasil. Com o mercado mais frio, cada ação de marketing precisa ser calculada detalhadamente antes de ser executada ou é dinheiro que sai sem retorno. Por isso, cada vez mais as empresas e os profissionais liberais estão apostando em anúncios online.
Juliana Antunes, social media da KAKOI Comunicação, explica que um dos erros mais clássicos com os anúncios online para pequenas empresas ou empreendedores é a questão do telefone. “É só um modo de exemplificar o erro mais comum dos anunciantes, que é não ter um pessoal preparado para esse contato recebido através dos anúncios online. Se no anúncio o telefone está à disposição do cliente, é preciso que tenha alguém para atendê-lo. Caso contrário, o cliente buscará outro fornecedor”.
A dica de ouro de Juliana para estes casos é estar à disposição do seu cliente quando isso acontecer ou somente anunciar em horários que o telefone de fato esteja disponível.
O exemplo do telefone apenas ilustra uma realidade das mídias sociais que é estar 24 horas preparada para atender. A grande dúvida fica em como deve ser administrado o tempo de resposta nas redes sociais. A social media da KAKOI explica que o meio online nunca para, ou seja, é importante estar disponível para atender o cliente – mas com algumas regras que podem ser criadas e deixadas bem claras.
“Uma dica é estabelecer um tempo médio para o retorno. O que eu aconselho é definir um tempo entre 4 e 8 horas de retorno, deixando essa regra de forma clara. É melhor para quem está do outro lado. Quanto mais ágil e claro for o seu atendimento, menos tempo o seu cliente terá para buscar outro fornecedor” exemplifica Juliana.
Retorno
Outro ponto fundamental para a empresa/profissional saber se um anúncio online está dando retorno é traçar uma estratégia com a equipe de social media responsável. Juliana aponta que nenhuma campanha deve ser iniciada sem que os objetivos sejam definidos.
“Somente após essa definição é que devemos partir para a execução”. Mas e o retorno? “Na hora de avaliar o retorno deste investimento, a avaliação de três itens são fundamentais: Taxa de conversão, Ticket Médio e Custo de Aquisição de Cliente (CAC)”. Deste modo é possível saber exatamente se o que foi investido está dando retorno – e onde a campanha está falhando.
Fonte: KAKOI Comunicação
Foto: wikimedia