PROCURANDO ALGO?

Fechar

Como usar memes nas redes sociais pode ajudar o seu negócio

Se na Internet agilidade é lei, os memes funcionam como armas secretas! Não entendeu? Então, senta lá, Cláudia, que te explicamos.

A palavra meme vem do Grego e significa imitação e, é exatamente isso que acontece quando pegamos um assunto do momento e transformamos em uma peça que tenha relação com qualquer assunto do momento. No mundo das redes sociais, essa imitação pode servir para diversas coisas:

— Transmitir uma mensagem
— Apresentar um novo produto ou serviço
— Mostrar que a empresa está antenada com o que acontece no mundo e
— Gerar engajamento imediato.

Thiago Andrade, Gestor de Redes Sociais da KAKOI Comunicação, explica que para um meme de sucesso, é preciso conhecer muito bem quais são as personagens envolvidas:

“É preciso conhecer a persona, ou seja, a personalidade do negócio para encontrar qual linha de memes será utilizada. Empresas de tecnologia podem usar de memes de ficção científica e de séries muito mais do que uma loja de sapatos, por exemplo. Conhecendo sua persona fica bem mais fácil encontrar uma linha de memes.”

Meme é momento

O timming precisa ser impecável. Não dá para perder o momento do meme, que é muito rápido e se esgota na mesma velocidade em que surge. A final de uma série popular, por exemplo, é um dos melhores exemplos da velocidade da Internet. Se publicar este meme na semana seguinte, por melhor e mais criativo que seja, o público não vai achar graça e a página vai passar vergonha.”Além do timming, é preciso estar de olho na linguagem. As pessoas adoram as peças que usam e abusam de imagens de momento, mas o texto não pode ser agressivo. Pense que o meme pode se tornar viral a qualquer momento e a linguagem precisa ser acessível e passar uma boa mensagem”.

Thiago lembra que rapidez não significa atropelar planejamentos. É preciso ter uma estratégia adequada do meme, saber quando publicar e onde (Insta, Face, etc). Quando se tem um objetivo claro, este trabalho fica mais fácil alcançar resultados:  “Não basta apenas sair procurando imagens e ir publicando. Esta análise de como usar e se faz sentido usar precisa ter um mínimo de planejamento”.

Comentários Facebook

 

VOLTAR

Por Aroldo Glomb Jr.
em dentro de:
Internet, redes sociais