Comunicação Interna da empresa é um filho que precisa de liberdade

Um dos assuntos quentes quando assumimos a comunicação de uma empresa, principalmente as de médio e grande porte é a comunicação interna. Assunto delicado em que o dinheiro normalmente é mal aplicado e o pior, por culpa da empresa.

Vou falar do tema sob dois prismas: de quem já teve uma péssima experiência, e de quem já teve ótimas experiências. Certa feita, assumimos a comunicação de uma empresa de médio porte da região metropolitana de Curitiba mas que prestava serviços para todo o sul do Brasil. Reuniões feitas, diretrizes estabelecidas, vieram os problemas.

Não havia nenhum tipo de unidade da marca, por quê? Porque a diretora gostava assim. Para se conseguir qualquer tipo de senha era um parto. Por quê? Porque a diretora gostava assim. A diretora também não gostava que ligassem para os supervisores em busca de informações e acreditem, ela gostava de pessoalmente “corrigir” todos os textos sob a alegação de que ela “conhecia” o público. Enfim, este é o primeiro caso aqui da kakoi em que despedimos o cliente e não o contrário.

Quando você ou alguém da sua família tem algum problema de saúde você vai na empregada do médico que “conhece” o médico, no marceneiro que “conhece” o médico ou vai no médico? Uma vez no médico você diz a ele o que fazer ou espera que ele receite o melhor para a sua saúde? Na comunicação é a mesma coisa.

Não importa sua formação, não importa quanto tempo você tem de empresa e tão pouco se você acha que sabe ou não a “língua” que o funcionário entende, a questão é que se você contratou uma empresa de comunicação ela tem profissionais, em tese, qualificados para a tarefa. Profissionais que vivem em constante aperfeiçoamento e reciclagem, e o principal, alguém que pensa fora da “casinha”.

Mas entendemos que a comunicação interna é como o caçula da empresa e qualquer pessoa que venha de fora “educar” a atividade é vista com maus olhos. Mas abra sua mente. Algumas vezes trocar o papel impresso a cada mês pode ser trocado por uma publicação eletrônica, é ecologicamente correta e pode gerar matéria para a assessoria de imprensa.

Sim, as pessoas querem saber o que o presidente e os diretores pensam. Sim, não é proibido publicar e responder perguntas que podem parecer desconfortáveis mas que pode ser uma dúvida coletiva dos funcionários.

A publicação interna de uma empresa pode ser feita por mural no refeitório sem prejuízo para a informação, pode-se fazer um impresso, não é proibido, cada caso é um caso. Basta que você abra a mente, entenda a importância da comunicação interna para a sua empresa e “deixe o seu filho para o mundo”.

Compartilhe este post:

Soluções citadas neste conteúdo

🚧 Não foi encontrado nenhum conteúdo relacionado.

Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

Nós, a KAKOI

Nosso propósito é encontrar as melhores estratégias para trazer seu cliente ideal.

Por que o nome KAKOI? Quem são as pessoas que compõem nosso time? Qual é o nosso manifesto.

Vantagens clientes KAKOI

Trabalhe Conosco

Gostamos de gente “gente boa”. Você é? Se sim, bora vir trabalhar conosco e se tornar um KAKOIniano.

Clica no botão abaixo e preencha todos os campos e entre em nosso banco de talentos.

Anúncios Online

Alcançar o público-alvo certo para os produtos e serviços, através de campanhas Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads e outras plataformas é a missão que entregamos nessa solução.

Assessoria de Imprensa

Fazer com que o seu produto ou serviço seja divulgado pela grande mídia, gerando marketing espontâneo e trazendo credibilidade para empresa. 

Design com Estratégia

Não é só fazer a arte. É saber como fazer a arte. Nossa equipe é especialista em logos, identidade visual, diagramação e layouts on e offline.

Redes Sociais

Será que preciso ter like para ser sucesso? Não, você precisa ter estratégia. Saber o que postar, quando e quanto postar. Nosso time de social media usa os algoritmos do Facebook, Instagram, Linkedin, Perfil Google trazendo resultados reais.

Sites Inteligentes

Seu site é responsivo? Rápido? Performa bem no Google? Vende? Se você respondem “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer nossos sites inteligentes. Personalizados para cada negócio e objetivo.

Projetos de Comunicação

Ideal para empresas que busquem segurança na contratação de uma agência, para as que nunca trabalharam com agência ou ainda para lançamento de produtos e serviços sazonais.

A gente liga!

Gostaria de conversar conosco sobre um projeto de comunicação? Deixa os seus contatos abaixo que retornaremos o mais rápido possível. 

Manda um oi!

Somos omnichannel. Interaja conosco através do canal da sua preferência. Tem para todos os gostos!

Remédio

Conteúdo

Um blog tem múltiplas funções, desde manter o público de uma marca bem informado sobre o setor que ela atua como atrair uma audiência nova que se identifica com o conteúdo exposto.

Design

Ele ajuda através de logos, marcas, peças de redes sociais, layouts personalizados a diferenciar a sua marca de maneira profissional das demais.

Redes Sociais

Rede Social de Verdade, com objetivos claros e sem cair nas tentações das métricas da vaidade, Assim nós fazemos na KAKOI.

Brand Positioning

Faremos com que enxergue, você e a sua concorrência e, que se auto-define corretamente, para assim ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Sites

Um site expert tem que ser desenvolvido pensando em SEO, ser dinâmico para que você consiga mudar elementos sem precisar investir mais do que isso.

Anúncios

Setar o público consumidor certo unindo isso a estratégias robustas e landing pages customizadas serão certeiros em sua estratégia.