Você se depara com dois textos sobre uma batata frita empacotada:
- Um deles é criado pela própria marca, com informações sobre a produção e tudo mais que se espera deste tipo de texto
- Outro é de um comprador comum relatando que a batata lembrou o sabor da infância dele, que a embalagem tinha mais batata que ar e que o sabor é incrível
Qual deles atribui mais valor ao seu produto? Sim, o segundo texto, o da prova social, ou UGC (Used Generated Contend) – sigla em inglês para Conteúdo Gerado por Usuário.
Atenção: não estamos desprezando os textos oficiais, calma lá! São importantes, sim, trazem autoridade e prestam o chamado “serviço oficial”, porém o foco aqui é sobre o que as pessoas estão falando sobre seu produto ou serviço.
Você tem ideia do quão difícil é fazer alguém parar e criar este tipo de conteúdo? Pois é, não pode desconsiderar!
Vamos combinar que uma empresa falando que o sabor desse prato é incrível tem outro peso quando comparado com um textão ou vídeo de um usuário qualquer que resolveu dar seu depoimento.
O conteúdo gerado pelo usuário comum em mídias sociais tem muito valor. Para marcas que desejam aumentar o relacionamento com seus clientes, é uma prova social mais que válida: é autêntica. E não estamos falando de influencers profissionais, que é outro departamento e também tem seu valor.
Nas redes sociais, aplicativos de mensagens, fóruns e até mesmo por e-mail, todos nós estamos produzindo alguma informação, analisando algo e compartilhando o tempo todo sobre qualquer coisa. Quem está na internet tem poder de influenciar, mesmo que sejam amigos, familiares ou poucos seguidores. Fato é que este conteúdo está ali espontaneamente.
As empresas já estão percebendo essa oportunidade e precisam criar meios para que tudo aconteça de verdade, um incentivo. As pessoas adoram compartilhar experiências positivas, quem sabe serem os desbravadores de alguma novidade. Se as marcas permitem esse fluxo de comentário em redes sociais, como em comentários em blogs, e destacar tais declarações, melhor ainda!
Engajamento orgânico em um universo acostumado com patrocínios e campanhas pagas? Sim, mas elas não competem, uma não invalida a outra. São complementares e uma precisa da outra.
Essa é a magia da coisa toda: esta prova social tem peso para clientes em potencial e os algoritmos sociais percebem esse engajamento. Incentivar esse conteúdo, seja um vídeo rapidinho ou um testemunhal, será uma bela jogada em 2024.
Vejam canais de vendas como a Shopee ou Shein que incentivam com premiação e descontos que o comprador traga a opinião real do item. Nem sempre é uma opinião sobre o determinado item, mas a opinião sobre a ferramenta é essencial para que as pessoas deixem de comprar no item e não no site.
Tenha todos os canais preparados para esses conteúdos, não deixe comentários “no vácuo” e, acima de tudo, tenha um produto ou serviço digno de receber elogios.