PROCURANDO ALGO?

Cuida aí… Estão espalhando vírus via WhatsApp agora!

Data: 15 de janeiro de 2016
Autor: Aroldo Glomb Jr.

appAi, olha aí! Quanto mais tecnologia, mais tentativa de infectar os aparelhos me aparece…

Agora a vítima é o Zap Zap! Estão usando o WhatsApp para espalhar um vírus que infecta celulares e (agora com o WhatsApp Web) os computadores também. Funciona assim:  aparece uma mensagens falsa e maliciosas por e-mail com falsas notificações e, quando a vítima clica… POW!  Infecta td com o malware.

E o troço é tão bem feito que eles usam a marca d’água original do App!

Bem, o melhor é manter a atenção redobrada no e-mail do remetente para perceber que não se trata de um recado oficial.  Quem detectou o novo golpe foi uma equipe do Comodo Antispam Labs, através da identificação de IP, domínio e análise de URL.

No assunto do e-mail, várias supostas notificações são usadas:
– “Você obteve uma notificação de voz xgod”
– “Você tem um anúncio de vídeo eom”
– “Uma gravação de áudio foi entregue Jsvk”

Repararam que as mensagens estão acompanhadas de  “xgod”, “Jsvk”, “Yop” e outros caracteres diferentes no final? São essas combinações que codificam dados e identificação de destinatários – e tem um anexo com o arquivo compactado, uma variante da família “Nivdort”, que se replica em diversas partes do sistema.

Vírus se passa por notificação do WhatsApp para espalhar malware (Foto: Reprodução/Comodo)
Vírus se passa por notificação do WhatsApp para espalhar malware (Foto: Reprodução/Comodo)

O diretor de tecnologia do Comodo Antispam Labs, Fatih Orhan, afirma que os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais como comerciantes, tentando usar assuntos criativos para ter e-mails clicados ou abertos e espalhar malwares.

Com isso, os usuários do WhatsApp e outros mensageiros devem sempre desconfiar de qualquer e-mail com o nome dos serviços, já que as notificações normalmente são enviadas apenas pelo aplicativo.

Saiu lá no Tech Tudo

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 

VOLTAR