PROCURANDO ALGO?

Dicas para suas fotos em P&B

Data: 16 de maio de 2014
Autor: KAKOI

O segredo, na verdade, não é bem um segredo. É, talvez, tudo aquilo que você já sabe sobre fotografar em preto e branco. De qualquer forma, vamos lá:

Pra começar, você precisa enxergar o mundo em P&B pra entender as nuances dos detalhes e saber até onde você pode perder detalhes no contraste. Afinal, aqui a base é o contraste entre os tons claros e escuros. É preciso se atentar principalmente às luzes e sombras que determinam o formato do assunto a ser fotografado. Sempre com foco no seu objetivo com aquela fotografia em específico.

70-300mm

70-300mm

Um dica que eu dou, e que talvez muita gente não concorde comigo, é que você tire suas fotos coloridas e depois transformá-las em P&B. Por que eu digo isso? Primeiro porque em um ambiente publicitário as fotos coloridas prevalecem – você não vê mais fotos P&B em anúncios por aí (ao menos não é uma prática muito comum). Então, para não perder o trabalho, tire-a em colorido e se achar que vale a pena usá-la em P&B, use nossos amados softwares de edição (Photoshop e/ou Lightroom). Também, dessa maneira, conseguimos intervir melhor nos pretos, cinzas e brancos da foto (quando as fotografias estão coloridas). E outra, tirar a foto em P&B direto na câmera é quase o mesmo que tirar uma foto em JPGE ao invés de RAW. Ou seja, não é muito legal.

ISO 100 | 40mm | 1/125seg | f/6.3

ISO 100 | 40mm | 1/125seg | f/6.3

Em segundo, podemos trabalhar melhor com a luz e sombra da fotografia. Veja, fotos em P&B não possuem aquela distração das fotos coloridas. Não tem muita informação e conseguimos evidenciar as texturas e detalhes. Aqui é preciso tomar um cuidado maior. Mãããs, as fotos em preto e branco tem um grande porém (tudo na vida tem um porém). Se você não conseguir a luz e sombra ideal, poderá perder detalhes. E assim auxilia a evolução do seu olhar para próximas fotos monocromáticas.

Outra dica é: Fotografe em dias nublados! Sim, dias nublados são os melhores. Ele permite equalizar o balanceamento de branco a foto mais adequadamente. Como eu disse antes, foto em preto e branco precisa de muita atenção no contraste.

Basicamente, procure trabalhar com muito carinho na intensidade de luz que incide no assunto, assim como a sombra que ele produz e cuidar para que o contraste defina o nosso real objetivo com aquela fotografia. E, se for seguir minha primeira dica, fotografe em colorido primeiro. Entretanto, cada um tem o seu jeito e modus operandis, por isso, siga como que sua intuição de fotógrafo manda. O importante é o resultado. Boa sorte! (;

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

 

VOLTAR