Yes, amigos, a contagem vai sofrer uma ligeira alteração nas páginas das empresas, das personalidades, da sua ”firma”, do barzinho da esquina, e por aí vai! Em outras palavras, o Face vai “passar um clear” nos LIKES de cada página, mudando o algorítimo – e vai ter muita gente chorando por ai.
Agora, será que vai ter impacto na exposição da rede? Bem, vamos pensar…
O LIKES é termômetro para o internauta! Todos sabem que os ”likes empresariais” possuem uma métrica para quem acessa, aquela coisa do:
– ”poxa, tem poucos LIKES , nem deve ser bom” ou
– ”o serviço deve ser uma m****, olha só como tem poucas curtidas”.
Agora, esta contagem vai diminuir um pouco – não se sabe quanto ainda – com a nova métrica. Na prática, o Face vai ”rodar” likes de contas desativadas e de pessoas que já morreram, por exemplo.
Comercialmente falando, isso é interessante! Olha só: o número de likes será real “REAL mesmo” e para quem trabalha com publicidade os dados serão bem mais realistas e – daí sim – um verdadeiro termômetro do que está acontecendo.
Para Soraya Renfro, social media da kakoi Comunicação, a mudança é válida. “Vai ser um divisor de qualidade na rede. O movimento de like farming, que é a compra de LIKES, ficará restrita à marginalidade da Web” opina Soraya.