E se a empresa fechar amanhã?

Uma pergunta que eu sempre me faço sobre a KAKOI e você, também deveria fazer sobre a sua empresa é:

– Para que a empresa existe?

Se ela fechasse hoje as portas, repentinamente, sem explicações, que diferença faria?
Difícil, não?!

Falar sobre isso é falar sobre propósito, sobre como o que você faz reflete nas outras pessoas e empresas.

Darei um exemplo de como decisões ruins influenciam nos negócios.

Aqui na empresa trabalhamos com marketing, todo ele, e uma das vertentes são os anúncios online. Eles são responsáveis por grande parte do faturamento dos clientes.

A gente tem uma verba de 1000 e precisa fazer esse 1000 chegar ao maior número de pessoas possíveis, dentro do público-alvo e persona de cada cliente. Posso simplesmente montar as campanhas e gerar um relatório uma vez por mês ou eu posso diariamente verificar as métricas e ir tomando decisões sobre a melhor utilização da verba.

No primeiro caso eu estou fazendo meu trabalho.
No segundo, também.

A diferença está no “como”.

No primeiro exemplo eu trago 100 ligações com taxa de conversão de 5%.
No segundo eu trago 100 ligações com taxa de conversão de 25%
(números hipotéticos apenas para ilustrar o que estou propondo)

No primeiro cenário meu cliente consegue faturar 5000 com os 1000 investidos.
No segundo consegue faturar 25000.

No primeiro ele trabalha com um ajudante.
No segundo ele contrata mais duas pessoas.

No primeiro ele me procura para dizer que não está dando o resultado esperado, que precisa economizar, que o país está em crise, precisa cancelar o contrato.
No segundo ele me procura para entender como ele pode investir mais em marketing e conseguir melhores resultados, aumentando o ticket-médio, ou ainda que outros produtos poderiam ajudá-lo.

Mesmo serviço. Modos diferentes de trabalhar.

Então, respondendo à pergunta inicial do texto.

Se a sua empresa trabalhar no “primeiro cenário”, e fechar as portas hoje, nenhuma diferença fará.

Se a sua empresa trabalhar no “segundo cenário”, isso causará um sério impacto para outra empresa, outras pessoas, trabalhadores que nem te conhecem, mas que dependem do seu trabalho para continuarem empregadas e levando o sustento para casa.

Trabalhar com propósito é trabalhar com seriedade e responsabilidade. Marketing é mais do que “postezinhos no Facebook”. Marketing é sobre trazer resultados para os clientes para que estes possam progredir e fazer a roda da prosperidade girar para ele e para o círculo próximo.

E, então: qual é o propósito da sua empresa?

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Sobre o Autor:

Ediney Giordani

Jornali$ta, xoxial mídia, blogueiro, podca$teiro, e$crevinhador de livro$, Chão de Fábrica na KAKOI. Você encontra Ediney em todas as redes sociais.

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